SÉRIE “HOME STUDIO” “Gravando a Voz”

Gravando a Voz
"Aqui vão 5 dicas, para te ajudar nessa tarefa."

Para aqueles que desejam produzir música em casa, certamente a gravação de voz é um dos assuntos mais importantes que podemos abordar.

Aqui vão 5 dicas, para te ajudar nessa tarefa:

1. Acústica do ambiente: 

Diferente de um estúdio profissional, é difícil ter uma boa acústica em casa. Dependendo do som que estiver buscando, você poderá usar materiais do dia-a-dia (cobertor, almofadas, estante de livros, colchão, etc…) para atenuar reflexões e assim obter uma melhor qualidade na captação da voz.

2. Escolha do microfone:

Há uma infinidade de modelos de microfone no mercado, mas não podemos dizer que um é muito melhor que o outro. Tente descobrir aquele que será melhor para você e para o som que você deseja. Um outro ponto a ser considerado é a escolha entre o microfone dinâmico e o condensador. O primeiro tende e ser menos sensível e pode ser uma boa alternativa para quem encontra dificuldades com a acústica do quarto/sala. Já o condensador é mais sensível, captando melhor a ambiência e certas frequências.

3. Monitoração:

Vale lembrar: tenha cuidado para que o som de seus fones não seja captado pelo microfone.

4. Pop Filter:

O Pop Filter é basicamente uma armação, normalmente redonda, com um tecido de nylon ou malha metálica. Ele fica entre o microfone e o vocalista. Ele serve para basicamente 3 coisas: controlar os “pop” ou “plosivos” (que são saturações sonoras das letras B, P e T), dispersar a pressão sonora (exercida pelo ar emitido durante o canto, fala e respiração) e aumentar a vida útil de seu microfone (evitando o contato do mesmo com partículas de saliva, por exemplo). A aquisição de um Pop Filter é muito recomendada, uma vez que o seu preço é baixo e seus benefícios, muito interessantes.

Pop filter na frente de um microfone

5. Distância entre o vocalista e microfone:

A distância entre o vocalista e o microfone deve ser considerada e testada. Se ela for muito pequena, você poderá ter a perda da definição do áudio, se for muito grande, você captará muito mais o som do ambiente e consequentemente algumas reflexões indesejadas. É interessante iniciar com uma distância de um palmo com os dedos fechados. A partir daí, você pode experimentar aproximando-se e distanciando-se do microfone. Para cada vocalista, ambiente, microfone e som desejado, existe uma distância ideal.

Por: Ana Tristão

Leia também: como produzir música em casa: equipamentos básicos para home studio

Leia também: processo de criação: demo/pré

Comentários

comentários