Orientações sobre VOZ – O que fazer antes e depois de cantar?

Orientações sobre VOZ
O que fazer antes e depois de cantar? Simone Paulino tem dicas abençoadas para você!

Antes de cantar 

1. Esteja hidratado

Beber água, água de coco, sucos naturais, usar um inalador com soro fisiológico, são hábitos que mantém todo seu corpo e trato vocal hidratados e consequentemente as pregas vocais funcionam com menor atrito, evitando cansaço vocal e rouquidão

2. Esteja alimentado– 

Cantar também é uma atividade muscular. Usamos os músculos da laringe, das pregas vocais, da articulação e da respiração. Os músculos precisam da energia que vem dos alimentos para funcionarem bem. Dê preferência às frutas e outros alimentos leves que sejam boas fontes de carboidratos.

3. Prepare sua voz– 

Utilize exercícios que deixem sua voz mais disponível e flexível. Os sons nasais como o “M” associado a mastigação ou a movimentos de língua, os sons vibrantes como vibração de língua e de lábios, os fricativos como “Z” “J” “V” são muito bem vindos. Sempre feitos com leveza e variação de tons (escalas e glissandos). 

Após cantar

1. Hidrate-se

Durante atividades vocais, seu trato vocal e seu corpo perdem hidratação. Beba água, água de coco e faça uma nova nebulização com soro fisiológico.

2. Desaqueça sua voz

Utilize exercícios vocais leves em direção aos sons graves. Aqui os sons nasais “M”, “N”, “NH” são os mais adequados, sempre começando dos tons médios para os graves.

3. Priorize seu descanso

O sono é reparador para a voz, descanse seu corpo e sua voz priorizando boas horas de sono.

Por Simone Paulino – Fonoaudióloga

Comentários

comentários