SÉRIE “HOME STUDIO” | ANA TRISTÃO

Home Studio
"Ao aprender novas técnicas de gravação e produção, temos uma melhor capacidade de traduzir em som, as ideias que temos na mente."

Reunimos algumas dicas para você montar o seu Home Studio. Aqui vão 7 itens para quem deseja começar a produzir as suas próprias músicas, sem sair de casa:

1. Computador: 

Notebook ou desktop, Mac ou PC, não poderíamos iniciar essa lista com outro item. O computador te possibilitará instalar a DAW (Digital Audio Workstation – falaremos dela a seguir), plugins, instrumentos virtuais e outros recursos para produção musical. A configuração do computador dependerá da sua demanda e orçamento.

2. DAW (Digital Audio Workstation):

Hoje em dia existem diversos programas no mercado (GarageBand, Logic ProX, Pro Tools, Ableton Live, Cubase, etc.). Alguns são mais complexos, outros mais intuitivos. Alguns gratuitos, outros já requerem um investimento mais expressivo. A escolha dependerá do tipo de música que você deseja produzir e com qual DAW se sentirá mais confortável para trabalhar.

3. Interface de Áudio:

Se você deseja gravar/captar algum instrumento ou voz, sem dúvida esse será um item essencial para a sua lista. Hoje em dia existem diversas placas de áudio disponíveis. A escolha dependerá do seu orçamento e de quantas faixas você precisará gravar ao mesmo tempo. Para iniciar, é interessante ter uma interface/placa com duas entradas. 

4. Fone de Ouvido:

O próximo passo é a monitoração. Aqui temos basicamente duas opções: fones de ouvido ou caixas de som. Para quem está começando e tem que escolher entre os dois, o fone de ouvido tende a ser a melhor opção. Além de ser mais barato (geralmente), o fone é mais prático (você pode levá-lo em viagens, por exemplo) e menor (as caixas de som ocupam um espaço considerável e pensando em um home studio, às vezes não temos espaço de “sobra”).

5. Microfone:

Se você deseja captar o som de algum instrumento ou gravar voz, o microfone será um item indispensável para o seu home studio. Aqui temos basicamente duas escolhas: o microfone condensador ou o microfone dinâmico. Os condensadores são mais sensíveis e captam melhor a ambiência, já os dinâmicos captam o som de uma maneira mais “direta”, sendo menos sensíveis à ambiência.

6. Controlador MIDI:

Outro equipamento a se considerar é o teclado/controlador MIDI. Através de plugins, você poderá tocar/manipular uma infinidade de instrumentos (piano, bateria, sintetizadores, etc.).

7. Conhecimento:

Talvez esse seja o item mais valioso dessa lista. Através da internet temos acesso a uma infinidade de informações, cursos, tutoriais e artigos. Desde a pesquisa sobre equipamentos (qual modelo escolher, variação de preços, etc.) até cursos gratuitos sobre produção, captação, mixagem, investir tempo na aquisição de conhecimento é de extrema importância para quem deseja produzir música em casa. Ao aprender novas técnicas de gravação e produção, temos uma melhor capacidade de traduzir em som, as ideias que temos na mente.

Por: Ana Tristão

Leia também: processo de criação: demo/pré

Leia também: gravando a voz

Comentários

comentários