ADORANDO INDICA ÁLBUM| ETERNO PRESENTE | GABRIEL GUEDES
24 de abril de 20205 dicas para desenvolver o hábito do devocional.
29 de abril de 2020Para dar continuidade à nossa série, vamos falar um pouco sobre como pré-produzir uma canção, traduzindo em som as ideias que temos na mente. O nosso objetivo aqui não é de ir muito à fundo em detalhes técnicos, mas sim de impulsioná-lo a expressar a sua criatividade.
Aqui vão 5 dicas, para você gravar uma demo/pré em seu Home Studio:
1. Registre TODAS as suas ideias:
Antes de começar o processo de gravação, é legal que você consiga registrar as suas ideias, para ajudá-lo no processo de criação/composição de sua canção. Hoje existem aplicativos para celular que simulam um gravador simples e isso pode ser uma grande ferramenta para compositores. Como artistas, não podemos controlar quando teremos uma boa ideia. Por isso, é interessante termos algo prático para registrá-la, no momento em que ela vir à nossa mente.
2. Mantenha a organização:
É interessante que você se sinta confortável em seu Home Studio. Manter a organização e limpeza desse ambiente o tornará agradável, e isso pode facilitar o seu processo de criação. Falando de organização, podemos falar também de planejamento. Se você for precisar de a ajuda de algum músico, cantor, para gravar a sua demo/pré, se organize para isso. A urgência desnecessária pode contribuir negativamente para o seu projeto.
3. Comece pela guia:
Uma boa maneira de começar a gravar uma demo/pré é por uma guia. A guia pode ser composta de 2 faixas, por exemplo, voz e violão ou voz e piano. Estabeleça o tempo e tom de sua canção e grave as faixas da maneira mais simples possível. Será a partir da guia que você começará a acrescentar os outros elementos e ideias.
4. Seja criativo e mantenha a sua identidade:
Agora já temos uma guia, o “esqueleto” da nossa demo/pré. Chegou a hora de criar. Somos filhos do Criador, temos a arte em nosso DNA. Permita-se ser criativo. Criar algo belo, mas também algo que não soe tão bem. Erros e acertos fazem parte do processo. Vá adicionando elementos (bateria, piano, violão, baixo, voz, sons da natureza, etc.). Experimente novos sons, melodias, harmonias, que você talvez nunca tenha usado. Assim, além de encontrar a linguagem adequada para a sua canção, você também começará a encontrar o seu próprio som, a sua identidade. Não tente copiar o outro, seja você mesmo, você é único.
5. “Feito é melhor que perfeito”:
Li essa frase há um tempo atrás e ela faz todo sentido aqui. Às vezes queremos criar algo perfeito, o que é impossível. E isso pode acabar atrasando ou até mesmo suspendendo o seu projeto. Estabeleça metas, prazos pessoais e finalize o seu projeto quando se sentir satisfeito e feliz com o que criou. Entre erros e acertos, tenho certeza que você conseguirá traduzir muito bem as suas ideias iniciais e ter um resultado satisfatório.
Por: Ana Tristão
Leia também: como produzir música em casa: equipamentos básicos home studio.
Leia também: gravando a voz