O que significa entrar na presença de Deus em adoração?

O que significa entrar na presença de Deus em adoração
"O culto é verdadeiramente um encontro divino. Mas não é sobre Deus, que preenche todas as coisas, preencher um espaço que Ele ainda não preencheu, nem é em relação a sermos transportados para algum lugar. É em relação a entrar na presença santa de Deus pela fé."

Não muito tempo atrás, um visitante em nossa igreja me fez essa pergunta.  É uma boa questão para se refletir; e você também já pode ter se perguntado por que o seu pastor diz isso no início do culto. Assim como esse visitante, você pode ter se perguntado: Deus não está presente em todo lugar e assim não estamos sempre na presença dele? E a resposta é sim, Deus está presente em todo lugar e, em certo sentido, nós sempre estamos na presença dele. Mas o que acontece no culto público no Dia do Senhor é algo especial. Nós experimentamos a presença de Deus de forma única, a qual é diferente da presença comum de Deus que todos experimentam.

Por exemplo, o autor de Hebreus descreve a adoração da nova aliança em termos de “entrar” e “se aproximar”:

Hb. 10:19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura.

Certamente, Deus está presente em todo lugar, mas, no culto, “entramos” em Sua presença de forma única. E isso é porque a presença não é apenas em relação ao espaço físico, diz respeito também a um relacionamento. Por exemplo, eu posso estar num quarto com minha esposa e estar presente fisicamente, mas não estar presente realmente, se, por um instante, eu não estou prestando qualquer atenção a ela e, em vez disso, estou checando e-mail, Facebook, ou surfando na web pelo meu telefone. Você pode ver que a coisa importante nesse instante não é nem tanto a presença física mas a presença relacional. Outro exemplo seria quando um amigo diz a outro amigo, ‘Eu preciso que você esteja aqui comigo’. Isso nem sempre quer dizer presença física. Apesar de poder incluir isso, geralmente é muito mais. Significa ser um bom amigo ao amar os amigos em palavra e ação, encorajando-os quando eles estão para baixo,servindo-os quando eles estão precisando de ajuda.

Assim, quando um ministro fala que devemos estar conscientes do fato de que estamos prestes a entrar na presença santa de Deus, não pensemos tanto em termos de espaço, mas em termos de um relacionamento pactual. Nós estamos prestes a estar em um diálogo pactual com Deus, no qual Ele nos fala pelo Seu Espírito, por meio de Sua Palavra e Seus sacramentos, e nós respondemos a Ele em oração e louvor. O culto é verdadeiramente um encontro divino. Mas não é sobre Deus, que preenche todas as coisas, preencher um espaço que Ele ainda não preencheu, nem é em relação a sermos transportados para algum lugar. É em relação a entrar na presença santa de Deus pela fé. E, quando nós ouvimos Sua Palavra pela fé, Ele promete operar em nossos corações por Seu Espírito para convencer-nos de pecados, confortar-nos com graça, e nos conformar mais à imagem de Cristo. Mas nossa santa esperança é que um dia entraremos na plenitude da presença santa de Deus nos novos céus e na nova terra e experimentaremos todos os benefícios de Cristo com os próprios olhos quando vermos Cristo face a face. Mesmo assim, vem, Senhor!

Por: Brian Cochran. © 2013 Wrath to RichesOriginal: What does it mean to enter into the presence of God in worship? .
Tradução: 
Iraldo Luna

Comentários

comentários