A mesa de Banquete do Rei

A mesa de Banquete do Rei
"De que maneira estamos respondendo a este convite, e se respondemos sim será que estamos devidamente vestidos para participar desta festa na presença do Rei?"

Mt 22:1-13 “Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo:” O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho. Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.” De novo enviou outros servos e disse: ‘Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento! ’” Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios .Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram. O rei ficou irado e, enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles.” Então disse a seus servos:  ‘O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos.” Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’. Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.” Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial. E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial? ’ O homem emudeceu.” Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.

Hoje pela manhã em conversa com um amigo, ele me disse que havia tido um sonho comigo e neste sonho eu estava diante de uma enorme mesa de banquete. Sai então para a uma caminhada, fui meditar a respeito deste sonho, e então esta passagem bíblica saltou em meu coração.

Em primeiro lugar como é importante sermos cheios da palavra, pois ela se torna inerente a nossa vida e sempre que necessário é despertada em nossa mente pelo Espírito.  Em segundo lugar, tudo o que o Senhor nos comunica está sempre alinhado com Sua palavra.

Voltando ao texto bíblico acima citado, gostaria de pontuar algumas questões importantes:

  • Um banquete está preparado, e o Rei envia seus servos a levar o convite.
  • Existe um lugar especial preparado nesta mesa de banquete do Rei para todos.
  • Muitos são convidados, mas não aceitam este convite.
  • O Rei não desiste e envia seus servos novamente, ou seja, ele dá uma segunda chance.
  • Mesmo assim, diante de um segundo convite, devido à suas ocupações e negócios os convidados se negam a aceitar o convite do Rei.
  • Outros convidados além de não aceitarem o convite, maltratam e matam os servos do rei.
  • O rei então diz aos seus servos que aqueles convidaram não eram dignos deste convite, e os envia novamente às esquinas e os instruiu a trazer todos àqueles que forem encontrados.
  • Então a sala ficou cheia de convidados, porém dentre eles um deles não estava devidamente vestido para a festa e este foi posto para fora.
  • Trazendo esta passagem para uma aplicação nos dias de hoje, sabemos que este banquete na presença do Rei está pronto, e que ele tem enviado seus servos a convidar pessoas para participar deste banquete. Porém o orgulho, a ocupação com os cuidados desta vida, tem sido motivo para muitos não corresponderem com este convite honroso de participar desta festa na presença do Rei.
  • De que maneira estamos respondendo a este convite, e se respondemos sim será que estamos devidamente vestidos para participar desta festa na presença do Rei?
  • Será que os cuidados desta vida, as nossas preocupações, o nosso trabalho, projetos e sonhos tem nos impedido de responder SIM ao convite do Rei?

Existe um lugar especial na mesa de banquete do Rei, está tudo pronto, e aí qual é a nossa resposta a este convite hoje?

“Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”. Mt 2:14

Comentários

comentários