Coração Sábio

coração sábio

 

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl.90:12)

Como será nossa vida, trabalho, família, etc?

Alcançaremos coração sábio quando aprendermos a contar nossos dias, como nos ensina o texto escrito por Moisés, um homem que viveu e falava com o Deus Todo Poderoso face a face.

Como viver isso na prática?

Com certeza muitos dias se passaram até chegarmos no dia de hoje. Podem não ter sido contados mas foram vividos. Sei que existem pessoas que “deixam que a vida os leve”; porém, essa atitude não contribuirá para se alcançar um coração sábio. Na raiz da palavra “contar” encontramos “considerar e calcular” como significados. Assim, o texto pode ser interpretado da seguinte forma:

“Ensina-nos a considerar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl.90:12)

“Ensina-nos a calcular os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl.90:12)

O contexto do Salmo nos ajuda nessa consideração:

. Considerar a eternidade de Deus nos ajuda a alcançar um coração sábio (1,2)

. Considerar que não passamos de pó nos ajuda a alcançar um coração sábio (3)

. Considerar que só em Deus se encontra o refúgio para nós e para nossa futura geração, nos ajuda a alcançar um coração sábio (1)

. Considerar que todos os milenios da história do universo se passaram perante os olhos de Deus como o dia de ontem, nos ajuda a alcançar um coração sábio (4)

. Considerar que Deus conhece todos os nosso pecados, mesmo os que tentamos ocultar, nos ajuda a alcançar um coração sábio (8)

. Considerar a insignificância e a rapidez com que a nossa vida passa, nos ajuda a alcançar um coração sábio (9,10)

. Considerar o reino, o poder, a justiça, a santidade, o juízo e a ira de Deus nos ajuda a alcançar um coração sábio (3,7,8,11)

. Considerar a oportunidade que temos de nos arrepender de nossos maus caminhos e clamarmos ao Senhor; bem como a certeza da graça e misericórdia de Deus, nos ajuda a alcançar um coração sábio (13-17)

Que possamos contar cada dia deste novo ano que se inicia.

Graça, paz e misericórdia de Deus sobre todos nós!

Por: Daniel Souza

Comentários

comentários