Coração endurecido

Coração endurecido

Um dos mais conhecidos textos da Bíblia nos revela que Deus não rejeita nem despreza um coração quebrantado e contrito. Esse coração, objeto da graça e misericórdia de Deus, significa um coração sensível, humilde, sempre disposto a mudar para melhor, um coração que reconhece seus erros. O Senhor encontrou esse coração em Davi. Isso pode ser comprovado no Salmo 51. Porém, grande parte das pessoas tem um coração que Deus rejeita. Este é o coração endurecido. Ele é o oposto do quebrantado. O Senhor chega a chamá-lo de “coração de pedra” em Ezequiel 36.26. O próprio Jesus denunciou essa infeliz condição humana em Mateus 19.8.

Em nosso plano de leitura bíblica anual estamos, atualmente, meditando no livro do profeta Jeremias. Livro muito forte! Nele, por diversas vezes, o Senhor lamenta a dureza do coração de seu povo. Selecionei alguns desses versos para meditarmos. Ao lermos as passagens comprovamos o desagrado de Deus e o juízo que acometerá esse coração pecaminoso.

Jeremias 3.17
“Naquele tempo, chamarão a Jerusalém de Trono do SENHOR; nela se reunirão todas as nações em nome do SENHOR e já não andarão segundo a dureza do seu coração maligno”
Jeremias 7.24
“Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante”
Jeremias 9.14
“Antes, andaram na dureza do seu coração e seguiram os baalins, como lhes ensinaram os seus pais”
Jeremias 11.8
“Mas não atenderam, nem inclinaram o seu ouvido; antes, andaram, cada um, segundo a dureza do seu coração maligno; pelo que fiz cair sobre eles todas as ameaças desta aliança, a qual lhes ordenei que cumprissem, mas não cumpriram”
Jeremias 13.10
“Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta”
Jeremias 16.12
“Vós fizestes pior do que vossos pais; pois eis que cada um de vós anda segundo a dureza do seu coração maligno, para não me dar ouvidos a mim”
Jeremias 18.12
“Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno”
Jeremias 23.17
“Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração dizem: Não virá mal sobre vós”
Que o Senhor nos guarde. Aliás, que nós mesmos guardemos nosso coração. Isso é responsabilidade nossa (Provérbios 4.23).
Por: Daniel Souza. ©2016 danielsouza.com.br.

Comentários

comentários