Líder de Louvor, Supere a si mesmo

Líder de Louvor Supere a si mesmo
"Não devemos esperar um líder de louvor perfeito no melhor cenário para nos atrair à adoração do nosso grande Rei."

Adoro melhor a Deus quando estou cantando no palco.

Cada líder de adoração provavelmente já ouviu isso em um momento ou outro de alguém na congregação que quer servir na equipe de louvor.

Dependendo do nosso estilo de personalidade e liderança, que pode ser sorrindo exteriormente para eles, enquanto internamente o pequeno líder de louvor na nossa cabeça está virando seus olhos em desgosto. Podemos ser diretos em dizer que eles são pecadores consumistas e precisam se arrepender.

Mas a verdade da questão é que nós somos muito mais culpados nisto do que gostaríamos de admitir. Nós tendemos a adorar a Deus melhor quando estamos no palco e muitas vezes podemos ter dificuldade para se conectar em adoração sob a liderança de outro.

Lutamos para participar quando nós ouvimos o vocal, cada nota perdida da guitarra. Nós criticamos a preparação da banda, a seleção de músicas, o estilo musical, o conteúdo lírico, a abordagem vocal, a iluminação e o áudio, o software de apresentação, e a lista continua.

Nós somos os piores críticos de um líder de adoração e isso vai muito além da experiência de adoração corporativa.

Quando um líder de adoração grava um álbum, nós ouvimos e vasculhamos até que não haja mais nada para glorificar a Deus. E, em seguida, com base em nossas preferências quanto ao conteúdo e estilo musical do álbum, podemos até usar nossa tendência para projetar as falhas de personalidade e as lacunas espirituais dessas pessoas sem que elas sequer o saibam. Nós idolatramos os artistas que gostamos e demonizamos os artistas que não fazem. Gostamos de zombar e rir de suas falhas e deficiências.

Algum tempo atrás, um vídeo satírico estava circulando na internet chamado, “Como escrever uma canção de adoração em 5 minutos ou menos.” Foi tão pontual que se tornou viral. Eu mesmo compartilhei o vídeo no Twitter, Facebook, e no meu site.

Eu sinceramente acredito que devemos ter conversas sobre como elaborar cuidadosamente e artisticamente canções de adoração que ampliam a visão das pessoas para com Deus. Devemos filtrar diligentemente canções para uso em nossos cultos corporativos que ensinam doutrina correta de quem é Deus e o que Ele faz. Espero que vídeos como este ajudem a mover a conversa para a frente em direção a mais excelente escrita de canções para a igreja.

Mas sinceramente, eu gostaria de saber quantos líderes de louvor assistiram o vídeo sentiram-se justificados em sua superioridade. Eu sei como eu assisti o vídeo eu pude sentir o orgulho brotando em mim como um fariseu, como se eu dissesse,

Senhor, eu te agradeço porque não sou como esses tipos de líderes de louvor. Obrigado por eu escrever pensativamente, e tentar evitar clichês. 

Na realidade, eu deveria ter orado: “Senhor, tem piedade de mim pois sou um pecador”.

Como líderes de louvor, temos a obrigação de exercer o bom senso para a formação doutrinal de nossas igrejas. No entanto, nunca teremos o direito de executar o julgamento sobre outras pessoas com base em nossos próprios conceitos de personalidade, preferências de estilo, inseguranças musicais e orgulho auto-centrado.

Todos nós fomos resgatados das profundezas de nossa própria morte e depravação. Todos nós já provamos a beleza da graça. Todos nós fomos poupados do julgamento legítimo e da ira que era dirigida a nós.

Jesus enviou o seu Espírito Santo para vir morar em nós para nos tornar santos, e não “mais santo que você”. Para nos tornar humildes e nos dar dons com os quais posamos servir a igreja, e não permitir abrigar o orgulho pelos dons que Ele deu.

Não devemos pensar tão bem de nós mesmos. Nossos dons, talentos e status não devem estar no pedestal. Eles nunca devem ser nossa glória.

E se os líderes de louvor forem consumidos pela Glória de Deus que nos alegrássemos quando Ele escolher usar outros ministros de várias maneiras para a Glória do seu nome? E se nós parássemos de jogar o jogo da comparação?

E se recusássemos buscar e criticar cruelmente uns aos outros, mas em vez disso olharmos para as evidências da graça em ministérios dos outros e darmos graças a Deus por eles? E se tornássemos o nosso objetivo incentivar e edificar-se mutuamente e comemorar quando os outros obtém o reconhecimento?

Um dos sinais mais seguros de maturidade na vida de um crente está sendo facilmente edificado. Não devemos esperar um líder de louvor perfeito no melhor cenário para nos atrair à adoração do nosso grande Rei. Apenas um líder de adoração é perfeito – o próprio Jesus Cristo. E enquanto Ele, em última análise é o único que pode nos levar na adoração verdadeira, espiritual diante do trono de Deus, Ele opta por utilizar pessoas imperfeitas como nós como seus tangíveis, representantes visíveis na igreja.

Sabendo o nosso próprio pecado e falhas, a graça de Jesus Cristo que nos cobre, eu oro para  que sejamos dominados com adoração alegre e que não sejamos capazes de conter o nosso louvor; isso iria superar a nós mesmos porque nós simplesmente não podemos passar por cima dEle.

Por: Stephen Miller. Copyright © 2016 Midwestern Seminary. Original: Worship Leader, Get Over Yourself

Comentários

comentários

108 Comentários

Comentários fechados.