De dia, de noite: devocional | Secreto
3 de abril de 2020De dia, de noite: devocional | Missão
5 de abril de 2020
Mateus 22:37-39 “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
A maior prova de amor que já se manifestou na terra em toda sua existência é Jesus. A bíblia nos diz em João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” O Cristo vivo filho do Deus vivo é o amor encarnado, um amor incondicional, incomparável que veio até nós . Ele veio para nos salvar e livrar de uma condenação de morte eterna. Se colocou em nosso lugar, levando sobre si os nossos pecados, dores, enfermidades e o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele; Is 53:5. Quer manifestação de amor maior que essa? Cristo morreu morte de cruz e ressuscitou abrindo o acesso de volta ao Pai.
A Cruz figura muito bem as duas perspectivas do amor que nos é apresentado como o primeiro e maior, e o segundo mandamento. Sempre que reflito sobre a cruz de Cristo penso nessas duas perspectivas e faço o seguinte paralelo: o plano vertical representa o amor de Deus por nós e consequentemente o nosso amor à Ele; o plano horizontal o reflexo e fruto do nosso relacionamento de amor com Deus, o amor ao próximo.
1- Ame à Deus integralmente
O amor é o fundamento de tudo! Deus é amor. A bíblia nos ensina em 1João 4:19, “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.” Amar a Deus é algo que nasce Nele mesmo. Somos capacitados a amá-lo porque experimentamos o verdadeiro amor. Relacionamento com Deus deve ser totalmente e integralmente fundamentado no amor. Caminhamos e correspondemos com Ele porque o amamos e esse é o nosso prazer. A adoração, o louvor e o serviço que oferecemos a Deus se tornam a nossa resposta de amor ao amor que recebemos Dele. Esse amor é algo que oferecemos racionalmente mediante a compreensão e revelação do próprio Deus. Que privilégio, ser amado e poder amar também ao criador de todas as coisas!
2- Ame ao teu próximo como a ti mesmo
Um relacionamento de amor com Deus certamente irá produzir em nós duas coisas:
1- a compreensão da nossa identidade Nele afeta o nosso amor a nós mesmos, pois, ao entendermos que somos um plano perfeito de Deus as barreiras emocionais que nos impedem de nos amar, são quebradas;
2- nos tornamos capazes de amar o nosso próximo como a nós mesmos. O amor de Deus é um dom que flui Dele em nós e através de nós, não é algo para ficar contido em ninguém.
Mateus 22:37-39 “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Gostaria de frisar que amor não é sentimento e sim uma decisão prática. Deus é amor e esse amor flui infinitamente. Quero te convidar neste momento a orar ao Senhor e pedir que Ele te revele esse amor que cura, liberta e transforma. Também peça a Ele que te capacite a corresponder em amor, a amar a si mesmo e ser um instrumento desse amor ao próximo.
Por: Christie Tristão