De dia, de noite: devocional | Secreto

Secreto


Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Nessa geração onde tudo praticamente tem sido levado a público através da internet, é interessante refletirmos sobre o secreto com Deus e buscarmos aplicá-lo em nossa vida. Em Mateus capítulo 6,  antes de Jesus falar sobre a oração em secreto, Ele nos adverte a não praticarmos “obras de justiça” para sermos vistos e logo em seguida, nos ensina a não sermos como os hipócritas que fazem suas orações em público,  com o objetivo de serem vistos. Isso é algo muito sério e que precisamos cuidar especialmente nos dias de hoje. Não nos relacionamos com Deus para sermos aceitos ou aclamados pelas pessoas e sim por que o amamos e isso é o suficiente! Se os nossos momentos mais profundos com Deus tem sido quando estamos diante de pessoas, existe algo errado aí. A nossa intimidade com Deus, não é para ser apresentada às pessoas para que sejamos vistos. Isso é o que Jesus nos ensina neste texto, e nos instrui a entrarmos no secreto e falarmos com o Pai. Espero que esta reflexão nos auxilie a compreendermos e valorizarmos o secreto com Deus.

1- Quando orares, entra no teu aposento e , fechando a tua porta, ora a teu Pai

O Espírito de Deus habita em nós e almeja um relacionamento de intimidade conosco. Esse relacionamento implica em apresentarmos a Ele a nossa verdade mais profunda, abrirmos todas as recâmaras do nosso coração para que Ele entre. Há uns anos atrás estudando sobre este texto, descobri que esse quarto ( citado no versículo )  figura um cômodo como se fosse um quarto de despejo. Normalmente, este é o cômodo que não convidamos ninguém a entrar, por ser o lugar onde guardamos coisas velhas, parte da nossa história e aquilo que não queremos mostrar para mais ninguém.. Quando Deus entra neste cômodo, Ele transforma tudo, renova , cura e ressignifica muitas coisas em nossa vida.

2- O Pai  está em secreto, que vê em secreto

Nos enganamos ao  pensar que podemos nos esconder de Deus, e fechar para Ele alguns cômodos interiores onde  guardamos segredos que ninguém vê e nem sabe a nosso respeito. Salmos 139  fala claramente da Onisciência de Deus sobre a nossa vida, e no versículo  7 Davi escreve: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?”  Jesus afirma em Mateus 6:   Deus está em secreto e vê em secreto. Nosso Deus é rico em misericórdia e graça, Ele é o nosso auxílio, refúgio e nos segura com Sua mão vencedora. Ele nos convida a um relacionamento às claras, pois Ele é a própria luz. Quando nós entramos neste lugar secreto com Ele, experimentamos um nível muito mais profundo de Sua Presença e essência.

3- O Pai te  recompensará publicamente

Neste mesmo capítulo de Mateus 6 logo no início, Jesus nos diz que se recebermos honra de pessoas, então teremos recebido a nossa  plena recompensa. Pleno diz respeito a algo integral, ou seja, desperdiçamos a recompensa plena de Deus. A recompensa que nos é proposta por Deus é eterna. Não sei quanto a você, mas substituir uma recompensa eterna por honra de homens, que se vai com o tempo não é a melhor escolha.
Se vivemos para provar algo para os outros e fundamentamos nossas decisões e nosso relacionamento com Deus baseado em aceitação e honra de homens, viveremos por coisas passageiras que afetarão a nossa eternidade com Deus. 

Mateus 6:6 “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”

Gostaria de te incentivar a entrar no secreto com Deus todos os dias e abrir sua vida totalmente pra Ele, confiando que Ele está neste lugar, Ele te vê e te recompensará. Seja transparente no seu relacionamento com Deus e priorize agradá-lo acima de todas as coisas.

Por:
Christie Tristão

Comentários

comentários