ADORANDO INDICA ÁLBUM | JESUS | NÍVEA SOARES
9 de maio de 2020Verdadeiros Adoradores – Bob Kaufin
13 de maio de 2020Para encerrarmos essa série, selecionamos algumas instruções para quem deseja gravar violão em casa. O violão é um instrumento muito popular e é muito difícil simular o seu som através de um instrumento virtual. Sendo assim, aqui vão 5 dicas pra você que quer gravar violão, em seu “home studio”:
1. Escolha do violão:
Encontre, dentro de suas possibilidades, qual modelo de violão que é mais adequado para o seu projeto. Avalie se você está satisfeito com o instrumento que já possui, ou se vale à pena considerar o aluguel ou pedir emprestado o violão de algum amigo. Vale lembrar que é interessante que as cordas estejam relativamente novas e que você cheque frequentemente a afinação do seu violão, durante as gravações.
2. Escolha do ambiente:
Assim como falamos na semana anterior, em “Gravando a Voz”, é interessante que você avalie o ambiente mais adequado para o som que você está buscando. Para evitar algumas reflexões primárias, você pode usar objetos que irão ajudar na absorção sonora, como cobertor, colchão, almofada, etc.
3. Microfonado ou plugado (DI)?
É mais fácil conseguir um som legal microfonando o violão. Isso porque, geralmente, os captadores dos violões não são de máxima qualidade, o que torna difícil captar um som “bonito” e “cheio” do instrumento. Para a escolha do microfone, experimente as opções que você tem e decida qual o modelo mais adequado para o seu projeto.
4. Posicionamento do microfone:
Existem inúmeras técnicas de posicionamento do microfone, para a gravar um violão. Uma delas, para quem tem apenas um microfone, é a de posiciona-lo em direção à 12ª casa, a uma distância entre 15-30 cm do braço do violão (ver foto abaixo). Com essa técnica você conseguirá um som bem balanceado do instrumento.
5. Não tenha medo de experimentar:
Quando falamos de música, falamos também de arte. Não podemos dizer que um equipamento, instrumento é melhor do que os outros. Para cada projeto teremos as escolhas mais adequadas. Por isso, experimente dentro do seu alcance, microfones diferentes, violões, técnicas de captação, etc. Assim você conseguirá descobrir o que funciona ou não para o seu projeto.
Espero que nessas 4 semanas você tenha sido impulsionado a iniciar novos projetos ou até mesmo retomar algum do passado. Busque conhecimento, se permita criar, invista o seu tempo e tenho certeza que você se surpreenderá com os resultados de seu esforço e dedicação!
Por: Ana Tristão
Leia os outros artigos da série Home Studio:
Como produzir música em casa: equipamentos básicos home studio