A ARTE E A MANIFESTAÇÃO DE DEUS

Estaremos compartilhando com você alguns pensamentos e reflexões sobre nosso Pai Criador e Sua Criação.
Estaremos compartilhando com você alguns pensamentos e reflexões sobre nosso Pai Criador e Sua Criação.

 Introdução

Estaremos compartilhando com você alguns pensamentos e reflexões sobre nosso Pai Criador e Sua Criação, e as consequências disso em nossa vida de experiências, criações artísticas e tudo mais. Neste texto vamos abordar o assunto: a arte e a manifestação de Deus.  Venha viver e criar junto conosco!

______________________________

Percepção e Perspectiva

Quanto maior for nossa percepção e experiência pessoal com o Criador, mais abrangente será nossa realidade “sobre-humana”, chamada sobrenatural, de como Ele é: Sua criatividade, Sua linguagem, Seu sentimento, Sua arte intrínseca…

Nossa relação com o Pai, Filho e Espirito Santo pode nos trazer mais conhecimento da forma sobrenatural, e a expressão poderosa e amorosa de ser dessa Trindade bendita.

A Criação da Terra e do Homem, é uma obra de arte composta em sete dias (sete anos, sete mil anos, sete milhões de anos???), na qual a criatividade da Trindade se expressa de forma magnífica!

_______________________________

Jesus sabedoria de Deus

“O Senhor me possuiu desde o principio de seus caminhos, o principio de seus feitos mais antigos. Fui constituída (ungida) desde a eternidade (fora de tempo), desde o principio, desde antes que a terra existisse” Pv 8.22,23

Jesus é conhecido pela Palavra como a Sabedoria de Deus conforme descrito em Provérbios, acima…Ele estava na criação, nos começos mais antigos onde o Senhor O Possuiu (v.22)

No hebraico a palavra “olam, olam” significa “desde sempre” – עֹלָם עוֹלָם (ʿōlām ʿôlām)

“Nos mais antigos começos”, ou seja, desde sempre, Jesus estava com o Pai…

Jesus o arquiteto

“Quando Ele preparava os céus, lá estava eu; quando traçava um circulo sobre a face do abismo, quando estabelecia o firmamento em cima, quando firmava as fontes do abismo, quando estabelecia os limites do mar, para que as águas não ultrapassassem suas ordens, quando traçava os fundamentos da terra, eu estava a seu lado como arquiteto; a cada dia eu o seu prazer, alegrando-me perante ele em todo o tempo, alegrando-me no seu mundo, tendo prazer nos filhos dos homens” Pv 8. 27-31

Jesus também é conhecido na Palavra, como arquiteto.

Enquanto Pai manifestava Seu Poder na criação, Sua Palavra, o Filho, o Logos de Deus, como arquiteto, moldava os detalhes… אָמוֹן (‘āmôn) – arquiteto, artífice

Jesus foi o artífice da obra artística do Pai; com suas próprias mãos moldou e criou a terra!

Jesus tem prazer em estar com os filhos dos homens…alegrando-se com eles, alegrando-se com o “seu mundo” (v.31), transformando em vida, vitória, louvor, gratidão, o que poderia se achar perdido…ou sem vida!

_____________________________

A arte reflete a vida de Deus em nós

A Arte é algo transcendente, que na sua estrutura não mostra limites.

A Arte tem vida! Ela reflete a Vida de Deus em nós!

Assim a Arte vem de Deus, portanto ela reflete a existência de alguém que se mostra infinito, tanto na sua interpretação como na sua “reflexão” pelo homem.

As estruturas que o homem coloca para que a arte seja entendida, ou analisada, são frequentemente, só “parâmetros restritos de realidade”, ou seja, do que vejo agora, ou sinto, traduzido para uma tentativa de compreensão maior.

A arte não pode ser colocada em uma caixinha…pois ela vem do Criador, de Seu Espirito Criador, de Seu Filho encarnado, que aceitou sobre si “limites humanos” adquiridos neste mundo pelo próprio homem em sua ignorância desobediente.

Mas Jesus cumpriu nele mesmo o resgate de nossas vidas já perdidas pelo erro original…e presas na tal “caixinha da morte”!

Jesus rompeu com um sistema destrutivo da criatividade, destruindo a “caixinha” da nossa limitação, trazendo nova esperança para nós…

Dessa forma, Jesus se torna a nossa inspiração para a Arte.

 

___________________________

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação.

Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam poderes; tudo foi criado por ele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste” Cl 1. 15-17

“Quem vê a mim, vê o Pai”…podemos ver a Jesus, ver ao Pai, termos em nós seu Espirito Inspirador, e sermos parte dessa família criadora e artística incrível, na qual participamos com os dons que Ele mesmo nos deu para louvor de Sua Glória!

Gerson Ortega

Leia aqui sobre o assunto: Deus encheu sua bíblia com poemas.

Comentários

comentários