Deus encheu sua Bíblia com Poemas

Deus encheu sua Bíblia com Poemas

Eu defino a poesia como um esforço para compartilhar uma experiência comovente, usando uma linguagem que é escolhida e estruturada de forma diferente da prosa comum.

Às vezes rima. Às vezes isso não acontece. Às vezes tem uma cadência regular. Às vezes isso não acontece. Mas quase sempre o poeta tem experimentado alguma coisa – algo horrível ou maravilhoso ou mesmo ordinário – e ele sente que ele deve compartilhá-lo.

Usando as palavras de forma diferente da prosa comum a maneira dos poetas tentam despertar algo de sua experiência (e talvez até mais) no leitor.

Deus fala em Poemas

Minha mente sempre ficava confusa pelo tanto que a Bíblia é poesia. Deus inspirou isso, e ele não tinha que fazê-lo desta forma. Quanto da palavra inspirada de Deus é poesia? Leland Ryken responde:

Um terço da Bíblia não é uma estimativa muito elevada. Livros inteiros da Bíblia são poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Cantares de Salomão. A maioria das profecias do Antigo Testamento é em forma poética. Jesus é um dos poetas mais famosos do mundo. Para além destas peças predominantemente poéticas da Bíblia, a linguagem figurativa aparece por toda a Bíblia, e quando isso acontece, requer o mesmo tipo de análise dada à poesia.

Isso é muita poesia – uma linguagem que é escolhida e estruturada de forma diferente da prosa comum. Deus pode ressuscitar os mortos por qualquer meio que lhe agrade. Ele pode despertar corações embrutecidos para a realidade de sua beleza da forma como ele desejar. E uma das maneiras que lhe agrada em fazer isso é por inspirar seus porta-vozes para escrever poesia.

Resista ao Inexprimível

Paradoxalmente, a poesia é uma expressão do fato de que há grandes coisas que são inexprimíveis. Não existe uma correspondência de um-para-um entre as profundezas da experiência humana e as capacidades da linguagem para capturar essa experiência. Há experiências que vão além da capacidade da linguagem para expressá-las.

Para o poeta, esta limitação de idioma não produz silêncio; ela produz poesia. A poesia é uma espécie de resistência verbal para a impenetrabilidade da experiência humana. O poeta vai pelo menos tentar.

Diga-o com um Poema

Por exemplo, podemos sequer começar a imaginar o que os pais e mães das crianças em Belém sentiram ao perderem os seus pequeninos quando o esquadrão de homicídios de Herodes chegou e matou todos com menos de dois anos de idade? Talvez não.

Mas há um ano (inspirado pela perda de um filho em nossa igreja) quando eu disse: vou tentar. E eu vou tentar com um poema. Chegou a ser chamado O gerente. Eu imagino um pai que não só perdeu dois filhos naquela horrível noite, mas também sua esposa e seu braço. Ele abriu espaço para José e Maria. Mas ele não tinha ideia do que lhe custaria abraçar o Filho de Deus. Jesus volta para visitá-lo antes de ir para a cruz. O poema descreve o encontro.

Comunicação lenta não é popular

Nós não vivemos em um tempo em que a poesia está em voga. Talvez nunca esteve tão em voga. Moldados por smartphones e soundbites, ficamos impacientes com a comunicação que nos obriga a desacelerar.

Poesia, por definição, é um tipo de comunicação que não pode ser totalmente apreciada na primeira leitura. Suponha que um poema tem uma estrutura de cadência e rima e forma. Dois ou três tentativas são necessárias para tornar a trajetória suficientemente familiar para permitir que os olhos possam ser levantados. Então, quando o leitor está confortavelmente no fluxo, ele começa a ver muito mais do que quando ele estava muito distraído com a forma.

Assim, os livros de poesia raramente serão os mais vendidos. E Deus teve misericórdia colocando todos os tipos de escrita na Bíblia, além de poesia. Ele sabe melhor do que eu que algumas pessoas preferem histórias (como os nossos Evangelhos) e outros preferem argumentos (como a epístola aos Romanos). Então, eu vou entender se você não é um amante de poesia. Mas não se limite muito rapidamente. Pessoas mudam. Os tempos mudam.

Esta pode ser a estação para que você possa desacelerar e reconsiderar.

Por: John Piper. © 2016 Desiring God Foundation. Original: God Filled Your Bible with Poems

Comentários

comentários