Os dons do Espírito – Luciano Subirá
20 de fevereiro de 2020A Santificação do Corpo
25 de fevereiro de 2020Evangelho X Igreja secularizada
Carne e espírito opõem-se entre si, é o que Paulo disse (Gl 5:17), ultimamente encontramos líderes expoentes defendendo ressalvas sobre homossexualidade, divórcio, ideologia marxista, relativização sexual, assuntos claramente definidos na Bíblia. Obedecer a Deus não é fácil, por mais alto espiritualmente que você se encontre, satanás não o tentará com coisas que sua carne não deseja. Veja um exemplo simples: Se você gosta muito de chocolate, não será tentado com legumes. A bíblia diz, passado os 40 dias (Lc 4), ponto alto daquele propósito espiritual, quando a consagração foi concluída, ali apareceu satanás. O que ele ofereceu a Jesus? Aquilo que Jesus homem veio vencer.
Nossa tentação sempre será naquilo que precisamos vencer. Nossa natureza humana espontaneamente favorece o que o diabo almeja, se nós formos convencidos de que podemos ter um ‘meio termo’, isto é, de desfrutar o que nossa carne anseia sem perder a Salvação o que faremos? É lógico que seremos tentados a esse plano B de vida com Deus, e esse é o objetivo estratégico do diabo.
Dinâmica espiritual do carnaval
O carnaval é uma festa cultural, é uma celebração popular, o carnaval é um patrimônio brasileiro, o carnaval é uma fonte de renda para alguns setores e outras considerações seculares. Espiritualmente sabemos da carga maligna que move as músicas, as finanças, lideranças, danças, fantasias, público etc. Não deveríamos nos alimentar com este tipo de festa, nem por causa da curiosidade cultural ou divertimento, esta festa é 100% dedicada à natureza humana caída. De uma forma ilustrada: ‘já se diz que o inferno fica vazio, a ordem é influenciar o homem a corresponder aos seus desejos primitivos e com um passe livre experimentar qualquer prazer que lhe venha ao coração, sem nenhum freio, sem culpa, sem arrependimentos’.
“ Essa é a dinâmica espiritual proposta por esta festa, e o poder dos estímulos dela voltará no futuro como lembranças.”
São sementes que brotarão assim que regadas por uma sugestão como a decepção ou a frustração que são coisas naturais à vida. Se a devastação é eminente apenas com olhos e ouvidos recebendo estímulos, imagine estando presente ou participando?
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” (Rm 8.13)
Para onde eu vou durante o carnaval?
Quero dar algumas orientações simples, o simples sempre é melhor.
1) O diabo procura sucessivamente por em dúvida a Palavra de Deus como sendo o melhor para nós. Sabendo disso ele vai influenciar nossa carne a usar argumentos sobre nossa ‘blindagem ou imunização espiritual’ e formular uma permissão para espiar participando e desfrutando do arraial do pecado. Não caia nessa!
2) Não ande sozinho, satanás gosta de gente sozinha, ociosa, ‘mente aberta’. Quando andamos com gente que tem hábitos de adoração isso funciona como uma proteção. Se você sentir vontade de estar sozinho este é um desejo soprado, sugestionado, se você ficar sozinho ficará vulnerável. Não caia nessa!
3) Quando você acende uma lâmpada a escuridão acaba. Quando você apaga a lâmpada a escuridão toma conta. Tem crente que se esquece dessa ilustração tão comum. Acenda sua lâmpada, pratique a santidade, que é a separação das coisas do mundo. Assim que você deixar sua lâmpada acesa sua carne se oporá a isso, a carne ficará sem prazer e ela vai ‘gritar’ de dor. Não apague sua lâmpada. Não caia nessa!
4) Esse é o melhor de todos: “Vocês não percebem que não devemos um centavo à velha vida, na qual a pessoa tem de fazer tudo por si. Não há nada nessa vida para nós, nada mesmo. O melhor a fazer é dar a ela um enterro definitivo e se engajar na nova vida. O Espírito de Deus nos chama. Há muito o que fazer e lugares (em Deus) para conhecer!” Rm 8:11-14. A Mensagem.
Por: Ricardo Corrêa