Por que você deveria estar orando os Salmos

Por que você deveria estar orando os Salmos

Eu tenho certeza que essas pessoas estão lá fora, mas eu não conheci pessoalmente qualquer cristão que não tem lutado em oração, porque eles encontram-se dizendo as mesmas coisas antigas sobre as mesmas velhas coisas. Em pouco tempo, essa oração repetitiva fica chata. E quando a oração é chata, é difícil orar, pelo menos com alguma alegria e fervor.

Observe que o problema não é nós orarmos sobre as mesmas velhas coisas. Na verdade, isso é normal, porque nossas vidas tendem a consistir praticamente das mesmas velhas coisas de um dia para o outro. Felizmente, as grandes coisas na vida, a família, a igreja, o nosso trabalho não são drasticamente alteradas com frequência.

Em vez disso, o problema é que dizemos as mesmas coisas antigas sobre as mesmas velhas coisas. E orações sem variedade eventualmente tornam-se palavras sem significado. O resultado de tal oração é que nós tendemos a sentir como falha. Assumimos que, apesar da nossa devoção a Cristo, o amor a Deus e desejo de uma vida de oração significativa, devemos ser cristãos de segunda categoria porque nossas mentes vagam tanto.

Mas eu estou aqui para dizer-lhe, o problema pode não ser você; pode ser o seu método.

Eu acredito que a solução mais simples, permanente e bíblica para este problema quase universal é parar de fazer as suas próprias orações na maioria das vezes – porque isso resulta em repetições de oração –  e orar a Bíblia em seu lugar.

Orar a Bíblia significa falar com Deus sobre o que vem à mente enquanto você lê a Bíblia. Normalmente, você pode ler a passagem em primeiro lugar, e então voltar e orar com o que você acabou de ler.

Assim, por exemplo, se hoje você escolheu o Salmo 23 em sua leitura devocional, depois de concluir, você poderia voltar ao versículo 1 e orar sobre o que ocorre à medida que você ler “O Senhor é meu pastor.” Você pode agradecer ao Senhor por ser seu pastor, pedir-lhe para pastorear você em uma decisão que está diante de você, suplicar-lhe para fazer com que os seus filhos o amem como seu pastor também, e orar qualquer outra coisa que vem à mente quando você considera o Salmo 23.1. Então, quando nada mais naquelas palavras pede oração, você continua fazendo o mesmo com a próxima linha, “nada me faltará.” E assim por diante você atravessa o salmo, linha por linha, até que você chegue ao fim do texto ou ao término de seu tempo de oração.

Ao orar, desta forma, você irá descobrir que você nunca mais vai dizer as mesmas coisas antigas sobre as mesmas velhas coisas.

Você pode orar através de qualquer parte da Bíblia, alguns livros e capítulos são muito mais fáceis para orar do que outros. No geral, acredito que o livro dos Salmos é o melhor lugar na Escritura a partir do qual podemos orar a Escritura. Em parte, isso é porque Salmos é o único livro da Bíblia inspirada por Deus com o propósito expresso de ser direcionada a Deus. Deus inspirou-nas como músicas, canções para uso em adoração individual e corporativa. Os Salmos também funcionam bem em oração, porque há um salmo para cada suspiro da alma. Você nunca vai passar por qualquer coisa na vida em que a raiz da emoção não seja encontrada em um ou mais dos Salmos. Assim, os Salmos colocam em expressão o que o nosso coração está à procura de expressão.

Cristão, aqui está como você vai se beneficiar com a oração dos Salmos.

1. Você vai fazer orações mais biblicamente fiéis

A Bíblia guiará suas orações, ajudando-o a falar a Deus com palavras que vêm da mente e do coração de Deus.

Isto também significa que você vai estar orando mais de acordo com a vontade de Deus. Você pode ter qualquer maior garantia de que você está orando a vontade de Deus do que quando você está orando a Palavra de Deus?

2. Você vai ser liberado do tédio de dizer as mesmas velhas coisas sobre as mesmas velhas coisas

Uma forma como isso vai acontecer é que o salmo irá pedir-lhe para orar sobre coisas que você normalmente não pensaria em orar. Você vai encontrar-se orando sobre pessoas e situações que você nunca pensaria em colocar uma lista de oração.

Além do mais, mesmo que você também continue a orar sobre as mesmas coisas, família, igreja, trabalho, etc. Você irá orar sobre elas em novas formas. Em vez de dizer: “Senhor, por favor, abençoe a minha família”, o texto irá guiá-lo para orar coisas como: “Senhor, por favor, seja um escudo em volta da minha família hoje” se, por exemplo, você está orando o Salmo 3.3 .

3. Você vai fazer mais orações centradas em Deus

Quando você usa um guia focado em Deus como os salmos para fazer suas orações, você vai orar menos egoisticamente e com mais atenção para as formas, a vontade e os atributos de Deus.

A oração torna-se menos sobre o que você quer que Deus faça por você e mais sobre as preocupações de Deus e seu reino.

4. Você vai desfrutar de mais foco em oração

Quando você diz as mesmas velhas coisas em oração todos os dias, é fácil para a sua mente vagar. Você encontra-se fazendo orações, repetindo palavras no piloto-automático sem pensar tanto sobre elas ou sobre o Deus a quem estamos oferecendo-as.

Mas quando você ora a Bíblia, sua mente tem um lugar para se concentrar. E quando seus pensamentos começarem a vagar, você tem um lugar para voltar para o próximo verso.

5. Você verá que a oração se torna mais como uma conversa real com uma pessoa real

Não é isso que a oração deve ser? Orar é falar com uma pessoa, a pessoa do próprio Deus. A oração não é um monólogo falado na direção de Deus. Mas de alguma forma, muitas pessoas assumem que quando eles se encontram com o Senhor, ele deve permanecer em silêncio e eles devem assumir todo o falar. Mas quando oramos os salmos, o nosso monólogo a Deus torna-se conversa com Deus.

Eu não estou aludindo à percepção de uma impressão espiritual ou ouvir uma voz interior, imaginando Deus dizendo as coisas para nós – acabe com esse tipo de misticismo. Em vez disso, estou me referindo à Bíblia como o meio pelo qual Deus participa na conversa, pois a Bíblia é Deus falando. Deus fala na Bíblia, e você responde ao seu discurso na oração. É por isso que as pessoas que tentaram este meio frequentemente relatam, “Não há mais pressão. Eu não tenho que pensar sobre o que dizer em seguida, e toda a experiência apenas está numa espécie de fluir.”

Quer experimentar esses benefícios para si mesmo? Que tal agora? Escolha um salmo, leia o que Deus diz que lá, e converse com ele sobre isso.

Por: Donald Whitney. Copyright © 2016 9Marks. Original: Why You Should Be Praying the Psalms

Donald Whitney é professor de espiritualidade bíblica e reitor associado no The Southern Baptist Theological Seminary. Serviu no ministério pastoral durante vinte e quatro anos. Ele é autor de seis livros, incluindo Spiritual Disciplines for the Christian Life, e é um conferencista popular, especialmente sobre espiritualidade pessoal e congregacional

Comentários

comentários