Silent Night – Hillsong Worship
22 de dezembro de 2018Crer é Também Pensar: John Stott
26 de dezembro de 2018Esta é a época do ano que muitos de nós paramos para refletir a respeito do ano que se passou. Considero esta análise importante, porque, mesmo que os dias são correntes e a passagem do ano não represente muito no sentido de tempo e espaço, normalmente esta é um época onde somos levados à uma reflexão. Porque escolhi o título “Novo Renovo de Novo”? rs Porque a vida é uma jornada que se renova a cada dia, e em cada virada de ano, temos a oportunidade de buscar um novo fôlego para a próxima fase. O meu objetivo com este texto é te inspirar a fazer uma auto análise com o propósito de encontrar direção e um novo ânimo para o ano de 2019.
O tempo passa…
Parar, analisar, avaliar, orar e repensar deveriam ser parte da nossa caminhada, pois a partir disso, muitos de nós conseguimos romper barreiras e alinhar o propósito e estratégias e assim avançar. Me lembrei aqui de uma frase que a minha avó dizia muito:
“não há nada como um dia após o outro”
O que ela queria dizer é que o tempo cuida de muitas questões e a perspectiva vai se ajustando à medida que o tempo passa. Você já teve a experiência de ter um problema “gigante” num dia, e ao acordar no próximo dia o problema nem parecia ser tão grande assim? Creio que o tempo é algo sobrenatural e certamente estabelecido por Deus com um propósito definido de existir.
Partiu reflexão …
Normalmente nestas análises, identificamos nossas forças e fraquezas e de que maneira podemos avançar na próxima fase do caminho. Qual seria o ponto de partida para esta reflexão então? Um bom ponto de partida é a famosa listinha que a maioria de nós fazemos ao final do ano com as nossas metas para o próximo ano. Mesmo que você não fez esta listinha impreterivelmente criamos no pensamento alguns alvos.
Que tal verificarmos as metas alcançadas, e porque começar pontuando o que foi bem sucedido? Porque temos a inclinação de valorizar sempre a pior parte de nós, e isso é muito ruim, porque gera desânimo e nos impede de avançar no caminho. Então, partindo do pressuposto que você alcançou algumas metas, pontue também as que você não alcançou, com o objetivo de identificar os ganhos e perdas. Desta maneira você pode repensar e se reorganizar para o próximo ano. A partir desta análise, realinhamos o grau de urgência e importância dos nossos objetivos. Conforme eu citei acima, nada melhor do que o tempo para nos ajudar a mensurar o tamanho das coisas.
3,2,1, Ação!
Então vamos em frente! A partir desta breve análise é hora de refletirmos sobre os resultados e dar uma boa parada para orar a respeito das nossas conclusões. Em primeiro lugar, algo importantíssimo a fazer é o exercício da gratidão à Deus e às pessoas que fizeram parte da nossa história. Não chegamos a lugar nenhum sozinhos, e sim, dependemos do auxílio de Deus e de pessoas também. A palavra de Deus nos ensina a entrarmos na presença Dele com ações de graça e agradecer por tudo. Não somente pelas coisas boas e vitórias, mas também pelas dificuldades, lutas e tribulações.
“Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.” Salmos 100:4
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:1
Como é importante reconhecer Deus em toda e qualquer situação da nossa vida! E então prosseguimos depositando aos pés de Jesus o nosso próximo ano, buscando o Seu auxílio e renovo, para a partir daí, traçar um novo projeto. Neste ponto é importante nutrirmos o sentimento de ousadia e também a nossa fé. É preciso entender que o quadro geral da nossa vida ainda está inacabado, a jornada continua, aprendemos com nossos erros e acertos e devemos prosseguir sem aquela “neura” de pensar que não consegui.
Listando 2019!
É hora de criarmos uma nova listinha, mais consciente, mais alinhada e renovada. Creio que algo que pode nortear sua lista é escrever qual é a sua missão de vida, habilidades e ferramentas que você possui ou almeja para cumprir sua missão. A partir daí as outras coisas vão fazer mais sentido de serem incluídas, e ao final, você terá algo em mãos que vai tornar o seu próximo ano mais direcionado e produtivo. Não foi tão difícil assim neh?! Só de escrever este texto já estou me sentindo “renovada de novo”. Rsrs.
Deixo aqui o meu agradecimento a você que tem sido um leitor dos nossos textos aqui no site adorando e que de alguma maneira acredita no nosso trabalho. Contamos com você neste próximo ano para nos auxiliar, compartilhando com seus amigos e trazendo sugestões de conteúdo para 2019. Nosso trabalho só terá sentido se cumprir a missão de contribuir para a edificação de vidas e você faz parte disto. Seja renovado de novo! Feliz 2019!
Por Christie Tristão