ALICERCES DA ADORAÇÃO: LOUVOR

louvor
Louvar é um ato de amor, honra e gratidão à Deus mediante Seus feitos, algo que nasce dentro do nosso coração e é extravasado de muitas maneiras.

A partir desta semana iniciaremos uma série de estudos e reflexões a respeito do assunto: louvor e adoração, com o intuito de trazer esclarecimento e edificação àqueles que tem buscado uma compreensão mais profunda nesta área. Quero deixar claro que este assunto é muito vasto e ainda existe muito ainda à descobrir pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo, mesmo assim me proponho a caminhar junto com vocês compartilhando dos depósitos que Deus tem colocado em minha vida nestes anos de caminhada e relacionamento com Ele. Portanto, oro para que a graça de Deus esteja sobre nós nesta jornada, para que haja crescimento e despertamento para uma vida de profunda honra, louvor e adoração à Deus.

Para ler a primeira parte do estudo clique no link: Alicerces da Adoração: Introdução).

Nascemos para o louvor da glória de Deus. (Sou cristã há muitos anos e por muito tempo fui ensinada que louvar é cantar músicas rápidas e adorar é cantar músicas lentas) Neste estudo gostaria de compartilhar a respeito do significado da palavra louvor à luz da palavra , e espero que este estudo nos esclareça um pouco mais a respeito deste assunto.

Louvor

 “Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!” Sl 150.6  

Louvar significa falar bem de algo, expressar admiração, cumprimentar, elogiar, congratular, aplaudir, “gabar” (elogiar), enaltecer.

Palavras do Antigo testamento traduzidas por Louvor: 

  1. Hallal –  É a palavra utilizada mais frequentemente no A.T.  – Seu significado básico é “produzir um som claro”. Significado adicional é “gabar-se, celebrar, elogiar com grande entusiasmo, gloriar-se.”
  2. Hilluwi –  (derivada de Hallal). É uma celebração de ações de graça pelo término da colheita. Tempo de alegria e celebrações, cânticos e danças, regozijo.
  3. Tehillah –  (derivada de Hallal). A ênfase é no cantar. Cantamos com clareza um cântico de louvor a Deus.
  4. Sabachm –  Gritar com alta voz, um grito de triunfo, gloriar-se em vitória. É importante entendermos que o louvor nem sempre tem que ser um grito alto mas há ocasiões em que um grito triunfante é a única maneira apropriada de louvarmos ao nosso Deus. “Gritai a Deus com voz de triunfo”Sl 47:1
  5. ZamarSignifica “dedilhar ou tocar as cordas.” Esta é uma referência óbvia a louvar a Deus com instrumentos musicais. Ela tem também o sentido de “cantar louvores com acompanhamento de instrumentos musicais.”
  6. Yadah –  Expressar uma confissão de agradecimento, contudo esta palavra também transmite a ideia de “estender-se as mãos,” ou de dar graças com as mãos erguidas em direção a Deus.
  7. TowdahEsta palavra vem da mesma raiz que “yadah”  e tem um significado mais semelhante, mas é mais específica. “Extensão das mãos em adoração e ação de graças.”
  8. BarakSignifica “ajoelhar-se em adoração”. Esta postura indica uma posição de humildade.
  9. Duwmiyah silêncio, calma, repouso, espera calma.

Palavras do novo testamento traduzidas por louvor

     a) proskuneo – Beijar a mão de alguém, em sinal de reverência, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda  reverência. Ajoelhar ou prostrar-se.

    b) eulogia – louvor, enaltecimento, gratidão: de Cristo ou Deus .

c) eulogeo – louvar, celebrar com louvores ,invocar bênçãos .

   d)  aineo – louvar, exaltar, cantar louvores em honra a Deus .

Ingredientes do louvor

  1. Expressão física – O louvor e adoração são, a princípio uma resposta do interior do coração à revelação de Deus e Sua grandeza. O louvor verdadeiro precisa ser manifesto;
  2. Som audível;
  3. Ação física- O louvor não pode ser sempre silencioso e inativo. O louvor é algo que fazemos;
  4. Liberação emocional – Louvar a Deus não é exercício emocional, e sim uma atividade espiritual. Contudo, é necessário que haja uma liberação emocional. Deus nos deu emoções, as quais tem o propósito de glorificá-lo. Louvar a Deus é  a maneira mais saudável de liberarmos as nossas emoções;
  5. Reverência – reverenciar, significa honrar e respeitar alguém apropriadamente. Louvar a Deus não é uma mero instrumento de diversão própria, ainda que o louvor nos traga muita alegria.

Porque louvar ao Senhor

  1. Por quem Ele é – Sl 96.4;
  2. O louvor glorifica a Deus – Sl 50.23;
  3. Deus ordena a fazê-lo – Sl 149.1;
  4. Pela Sua bondade – Sl 107.21;
  5. Pelos Seus atos poderosos – Sl 150.2;
  6. Agradecer é bom – Sl 92.1,2; 
  7. O Senhor é digno de louvor Sl 18.3;
  8. O louvor engrandece a Deus – Sl 69.30;
  9. O louvor é apropriado… para os retos! Sl 33.1;
  10. Deus habita nos louvores do Seu povo – Sl 22.3;
  11. O louvor gera poder – Sl 84;
  12. Àquele que louva, Deus concede os desejos do coração – Sl 37.4;
  13. O louvor precede a vitória – 2Cr 20 (vers 21,22);

Quem deveria louvar ao Senhor

  1. Toda a carne – Sl 145.21;
  2. Tudo o que tem fôlego Sl 150.6;
  3. O povo de Deus – Sl 67.3-5;
  4. Os retos – Sl 140.13;
  5. Os Santos – Sl 145.10;
  6. Os Redimidos – Sl 107.1-2;
  7. Os que temem ao Senhor – Sl 22.23;
  8. Os servos de Deus – Sl 113.1;
  9. Todos os Seus anjos – Sl 148.2;
  10. Toda a natureza – Sl 148.3-10.

Quando louvar a Deus

  1. De manhã até a noite – Sl 113.3;
  2. Durante o dia todo – Sl 71.8;
  3. Enquanto vivermos – Sl 146.2;
  4. Continuamente – Sl 34.1;
  5. Em ocasiões de tristeza – Sl 42.11;
  6. Em tudo – Ef 5.20;

Conclusão:  Louvar é um ato de amor, honra e gratidão à Deus mediante Seus feitos, algo que nasce dentro do nosso coração e é extravasado de muitas maneiras. Envolve cânticos, palavras, gestuais, brados, silêncio e etc…

Comentários

comentários