Uma reflexão de Natal
24 de dezembro de 2019New Wine – Hillsong Worship
28 de dezembro de 2019Há coisas que temos que fazer porque nelas são expressas e decididas nosso presente e futuro, até um momento de festa como a virada de ano merece uma atenção especial. Por experiência própria eu vou compartilhar com vocês as razões desta preferência. Um texto bíblico diz que não devemos desprezar os pequenos começos, se devemos dar importância para os pequenos começos o que dirá aos grandes como a estreia do ano novo. Desejamos coisas novas e boas, esta é a oportunidade, podemos dar uma grande reviravolta em tudo na nossa vida quando colocamos as prioridades espirituais em nossos instantes festivos.
1. Testemunhar a minha prioridade.
Os princípios que nos ensinam sobre adoração acenam explicitamente sobre priorizar a Deus e seu reino. Nossa adoração a Deus é um forte testemunho sobre tudo o que falamos, só que da forma prática, que é a mais persuasiva e eficaz. Quando as pessoas que me conhecem sabem que vou passar na igreja, elas podem seguir a minha opção.
Muitos falam que priorizam a Deus, mas anseiam por entretenimento, quando o momento indica que o melhor que precisam fazer é testemunhar e influenciar. Nós temos, portanto, que por isso nos grandes eventos da nossa vida. A virada do ano é um evento único de testemunho da nossa prioridade.
2. As primícias são exclusividades de quem mais amo
Se eu quero demostrar que amo a minha esposa não posso apenas ficar dizendo que a amo, mas demostrar isso com as minhas atitudes. Se eu acordo de manhã, dou bom dia a todos os meus amigos dos grupos do whatsapp e depois digo a minha esposa: – Bom dia meu único amor! Qual o lugar de prioridade ela tem no meu dia?
Para começar esta jornada de 365 dias, em que eu vou dizer repetidas vezes que amo a Deus e também pedir a sua ajuda para tantas coisas boas e ruins que enfrentarei, então por coerência, vou testemunhar essa verdade em grande estilo, estando na sua casa nos primeiros segundos e minutos desta nova caminhada.
3. Expressar minha gratidão
Um irmão disse que a gratidão é a memória da alma, demostrar a nossa gratidão exalta a Deus, mas isso fala mais sobre nós. A bíblia explica sobre a força da nossa alma, o centro dos nossos desejos, chamado também de coração. Se não temos o hábito de agradecer por sermos muito críticos com a vida que temos podemos reverter isso usando a força da nossa alma e ter atitudes de gratidão. Sabemos muito sobre Deus quando percebemos que apesar de todas as dificuldades que passamos e enfrentamos, Ele proporcionou tudo para crescermos. Oh, como eu louvo a Deus por coisas que pareciam difíceis para eu realizar, mas diante dos desafios que Ele permitiu eu pude aprender e amadurecer. Devemos usar a oportunidade dos últimos minutos do ano para expressar gratidão.
5. Auto avaliar e surpreender
Se for um novo começo que desejamos este momento é uma oportunidade grandiosa e poderosa, tanto do ponto de vista do otimismo humano e da fé sobrenatural quanto para Deus que espera isso de nós. Um momento para decidir em deixar um ciclo de coisas com que relutamos abandonar; um pecado familiar, um pecado pessoal, um pecado financeiro, um pecado moral, um pensamento destrutivo, um pecado egoísta, avarento e solitário e etc. Podemos aceitar a transformação que a bíblia nos convida e surpreender a Deus com um voto de novos comportamentos e consagração. Edificar e ser edificad5
Aprendemos muito com os erros e acertos dos outros, neste momento podemos ouvir testemunhos de irmãos e refletirmos sobre nossos erros e condutas. Às vezes achamos que pertencemos a um grupo que foi escolhido para viver em dificuldades. Porém ao ouvirmos outros irmãos contando sobre a aplicação da fé deles nos problemas semelhantes ao que vivemos, nós aprendemos como abordar e a ver a vida de uma forma diferente. Temos também aprendido com o Senhor e esta parte serve para nortear outros irmãos que precisam ouvir do que recebemos da parte de Deus. Neste momento, juntos, podemos edificar e sermos edificados.
6. Comunhão em família
Eu não sei como é na sua igreja, mas aqui nós temos irmãos legais, irmãos chatos, irmãos dóceis o tempo todo e irmãos tempestivos quase o tempo todo. Há muitos outros contrastes de temperamentos e falhas, vivemos acertos e erros, momentos ruins e bons, todos eles juntos, aprendemos a nos amar. Eu preciso renovar tudo o que de bom já construímos juntos. Eu pertenço a essa família, a família de Deus. Vejo alguns irmãos não desejando esta ocasião, sendo insensíveis a este evento na virada do ano. Não sei o motivo, contudo noto o esfriamento e a apatia à comunhão. Se todas as coisas boas que este momento proporciona não convencer alguém, eu desafio citar sete itens que contraponham as razões que estou listando. Tente pensar em ‘7 razões para não comemorar o ano novo na sua igreja’. Sinceramente, não encontrará nenhuma, sabe por quê? Porque nada substitui a comunhão, foi isso que disse o salmista no Salmos 133.
7. Um dia que vale por mil dia
O salmista escreveu seu exuberante resumo sobre sua experiência pessoal de passar um tempo especifico na casa do Senhor. Você conhece o Salmo 84? É mais que belíssimo! Ele transfere para a imaginação um conceito que não cabe em nossa mente. O verso dez diz que um dia vale mais que mil dias! Como um dia pode ser comparado a mil dias em qualquer lugar dessa terra? Sabemos que não é o lugar, mas a presença de Deus naquele lugar. É como se a sensação saborosa de mil litros de Coca-Cola estivesse em um único litro! Ou assim como se mil alegrias estivessem concentradas em uma única alegria! Você pode tentar imaginar, mas talvez não compreenda…
Você precisa estar lá para construir o seu próprio salmo 84 pelo conhecimento pessoal. Veja um trecho da experiência do salmista na versão ‘A Mensagem’, o verso 10:
Um dia passado em tua casa, neste lindo lugar de adoração, é melhor que várias temporadas nas ilhas mais belas. Prefiro esfregar o chão da casa do meu Deus a ser honrado no palácio do pecado.
Observou? Que experiência! Entendeu os termos da escolha geográfica do salmista?
Você precisa estar lá para também ter o seu momento e compreensão, sempre!
Feliz ano todo!
Por: Ricardo Corrêa