Som, Filmagem, Projeção, Iluminação e Informática nas Igrejas

Som, Filmagem, Iluminação na Igreja

Uma palavra para aqueles que trabalham na área de som, filmagem, projeção, iluminação, e informática, nas igrejas.

Queremos abordar aqui algumas questões para ajudar aqueles que estão envolvidos nesse ministério tão abençoado e tão importante na casa de Deus.

Além de servir, o principal objetivo de quem está nesse ministério é fazer com que a mensagem chegue a platéia com clareza, seja uma mensagem cantada, uma mensagem falada, uma mensagem encenada (teatro), uma mensagem visual (computação, projeção, iluminação), ou mesmo uma mensagem que está sendo registrada (filmagem).

Primeiramente, um bom técnico, é aquele que tira o melhor proveito da aparelhagem, seja esta qual for…

Não depende só do aparelho se é ruim ou bom, moderno ou ultrapassado, mas principalmente de quem mexe, do quanto ele sabe o que está fazendo, e que sabe tirar “água da pedra”, ou seja, que tira o melhor proveito com os equipamentos disponíveis na sua igreja. É claro que devemos almejar sempre adquirir os melhores equipamentos, de acordo com as possibilidades da igreja, mas não devemos desprezar o que já temos com o pretexto de que o equipamento está ultrapassado, colocando toda a culpa do resultado obtido no equipamento. Aliás, existem técnicos que tem em mãos os melhores equipamentos, e não conseguem ter um resultado tão bom quanto outros que tem equipamentos até inferiores. Isto mostra uma falta de conhecimento técnico do equipamento e até mesmo da pouca experiência que tem. O bom técnico faz tudo com excelência! Daí; vamos ao próximo ponto.

Um bom técnico investe nele, e está sempre se atualizando, através de estudos, leitura de manuais, pesquisas na internet, workshops, cursos, e precisa de pelo menos um mínimo conhecimento de inglês (devido a muitos termos técnicos em inglês).

Algo interessante

Este ministério é um ministério que quase não aparece … Só aparece nessas situações:

Quando dá um problema de microfonia ou reverberação

Quando uma filmagem é interrompida

Quando a projeção não aparece, ou aparece atrasada

Quando some a voz de quem está falando ou cantando,

Quando o volume está muito baixo ou muito alto

Quando o pastor pede para soltar o vídeo, e o vídeo não entra, ou entra sem som

Enfim, esse ministério não é lugar para se aparecer… é ridículo quando alguém nesse ministério tenta chamar a atenção para si.

E é um ministério que “não aparece” quando…

Tudo sai muito bem!

Quando nada dá errado!

É muito interessante quando assistimos um DVD de musical, ou um filme, ou um programa de TV, ou uma peça de teatro; normalmente você nem fica sabendo quem filmou, nem a estrutura usada, nem a aparelhagem que foi usada, nem quem produziu, a não ser que você assista ao making of.

Certa vez, ao assistir a um making of de um DVD musical, o produtor daquele DVD disse essas palavras: “não estamos gravando um show, mas um culto, e por isso procuramos trabalhar de forma mais discreta possível… para que nós sejamos imperceptíveis, para que possa acontecer um culto… temos microfones abertos, então procuramos escondê-los ao máximo, não só pela questão estética do vídeo, mas para que as pessoas não fiquem inibidas por causa da gravação, pois as pessoas precisam buscar ao Senhor com liberdade…”

Então, se esse é um ministério que “não aparece”, que chega antes de todos para deixar tudo pronto e funcionando para os ministérios que “aparecem” (louvor, teatro, dança, ministração da palavra), e que depois que tudo acaba, ainda você tem que desmontar, desligar, guardar os equipamentos…, porquê alguns fazem parte desse ministério????

Creio que é pela satisfação de saber que você contribuiu para que a mensagem fosse passada com clareza, de forma que todos entenderam (desde um jovem lá na frente até ao velhinho lá atrás… e que tudo deu certo!)

Saiba que você é uma peça fundamental nesse ministério, encare o que você faz como um ministério de serviço na casa do Senhor. Seja um servo com aquilo que você faz, mesmo que você for aquele que apenas liga os cabos, sirva à equipe de música, à equipe de dança, de teatro, ao teu pastor que ministra a palavra.

Use o talento que Deus te deu a serviço do reino de Deus, sendo sempre fiel no pouco para que você seja colocado sobre o muito. Para você meditar: Mt 25.14-28 (parábola dos talentos).

Então, seja o melhor técnico!

Marcelo e Sandra Nellis são casados, supervisores de células, e líderes no ministério de música, áudio e vídeo na Comunidade Evangélica de Araçatuba/SP.

Comentários

comentários