Seriedade na Adoração

Seriedade na Adoração

Nenhuma experiência na terra deve deleitar a alma do cristão mais do que a adoração corporativa. É o ponto alto de nossa semana e estabelece o ritmo de nossas vidas. Como cristãos, devemos viver a vida a partir do Dia do Senhor para o Dia do Senhor. Nós não ousamos “neglicenciar o congregar, como é costume de alguns” (Hb. 10.25).

Por que a adoração ocupa um lugar importante em nossas vidas? Por causa do que acontece na adoração.

Muitas vezes falamos de culto em termos de dar e receber. Nós recebemos misericórdia, graça, bondade, paz, amor, verdade e alegria de Deus na adoração corporativa. E, embora isso seja verdade, receber não é a essência da adoração. Também damos a Deus em adoração. Nós damos-Lhe adoração, louvor, confissão, amor e serviço. E, embora isso seja verdade, não é no dar que está a essência da adoração. Adoração corporativa, em vez de consistir principalmente de receber ou dar, tem a ver com o ser. Acima de tudo, a adoração é um encontro com o vivo, verdadeiro, santo, soberano, trino Deus do universo. Ele escolheu se encontrar conosco por Sua Palavra e Espírito, e não há nada tão significativo, rico e glorioso na terra como a igreja reunindo-se com o seu Senhor e Salvador em adoração. Nesse momento, estamos desfrutando de uma antecipação do céu por vir, o maior anseio da nossa alma, e o propósito da nossa criação.

Portanto, quando nos aproximamos adoração corporativa, devemos buscar a fazê-lo com um propósito. Não nos atrevemos a participar de forma casual. Se há uma coisa consistentemente observável nas Escrituras, é certamente a realidade de que o encontro com um Deus santo não é nada casual.

Quando homens e mulheres entram na presença de Deus, eles sabem disso. Moisés tira os sapatos (Ex 3), Israel é golpeado com medo (Ex 20), Isaías treme (Is 6), Jó silencia seus lábios (Jó 40), João cai como morto (Ap 1) . Os anciãos e os anjos, que estão adorando dia após dia diante do trono, não são casuais em sua adoração (Is 6; Ap 4). Adoração casual do vivo, verdadeiro, santo e soberano Deus do universo simplesmente não existe. Há uma seriedade que deve nos marcá-la, uma solenidade e honra que deve atendê-la, uma gravidade que deve saturá-la.

No entanto, a tentação de tratar a adoração como algo casual é grande. Como parte de nossa atividade semanal, ele se presta a ser tratada como comum e rotineira. Nós facilmente seguimos os movimentos, cantamos as canções sem pensar, e temos nosso cartão de ponto do culto marcado. De modo nenhum. Estamos em terra santa. Como vamos participar da adoração corporativa, vamos participar com seriedade. Aqui estão quatro coisas a considerar quando nos reunimos semanalmente, no dia do Senhor para o culto corporativo.

O início

Em primeiro lugar, a seriedade com que chegamos a adoração corporativa começa muito antes de entrar pelas portas da igreja. Aproveite o resto da semana. Pratique a adoração familiar e secreta diária, sabendo que vai informar e incentivar a sua experiência na adoração corporativa. Seja chato nas noites de sábado e vá para a cama cedo. Cabeças sonolentas fazem adoradores sonolentos.

Preparar

Em segundo lugar, preparar o seu coração no domingo de manhã antes de entrar nas portas da igreja. Aproveite o tempo e esforce-se para fazê-lo – a sua alma será a beneficiada. Levantar cedo e passar o tempo lendo a Palavra, orando e meditando. Cultivar um espírito de alegria nas manhãs de domingo em sua casa. Se este é o destaque da nossa semana, então vamos agir como tal. Por exemplo, podemos falar sobre como quão maravilhoso o dia será, acordar as crianças com emoção, colocar boa música cristã para toda a família ouvir e colocar sorrisos nos nossos rostos. No caminho à igreja, nós podemos falar sobre a passagem que será pregada, cantar um hino juntos e conversar sobre as coisas de Deus. Podemos chegar a igreja cedo, para que possamos ler o boletim, pensar nas canções, meditar sobre as leituras bíblicas, e orar antes que o culto comece.

Lembre-se

Em terceiro lugar, na adoração, atente para o seu coração. À medida que sua mente voa no culto (o que acontece com o melhor de nós), lembre-se do grande privilégio da adoração corporativa. Meus amigos, estamos nos encontrando com o Deus trino do universo – nunca percamos isto de vista. O Senhor da glória está nos falando e a graça de Cristo está sendo estendida à nós. Nada em toda a terra é mais significativo, monumental, e notável do que a realidade que Deus escolhe nos encontrar semana após semana.

Reflita

Finalmente, após o culto, refletir sobre ele. Peça a cada membro da família no caminho de casa para explicar o que eles ouviram no culto, como o Senhor trouxe convicção, e o que encantou a sua alma. Use a tarde do Dia do Senhor para reler e orar através da passagem bíblica que foi pregada. Suplique ao Senhor para revelar o seu próprio pecado, para ensinar-lhe novas verdades, descobrir seus pontos fracos, aumentar a sua fé, e curar suas feridas.

A adoração é um dos maiores presentes que desfrutamos. Atentar a ele com seriedade é fundamental. Isso não significa morosidade ou algum tipo de formalidade rígida, mas sim uma intenção, atenção e prazer. Deus escolhe se encontrar com a gente. Essa realidade deve sacudir a alma do cristão com alegria.

Por: Jason Helopolous. Copyright © 2016 Ligonier Ministries. Original: Seriousness in worship.

Comentários

comentários