O relacionamento do ministério de louvor on-line

louvor
"A conexão deve ser aquela que melhor reage seus integrantes, acrescente novidades como corrente paralela à forma que vocês se relacionavam."

Objetivo do contato virtual com a Equipe de Louvor deve ser a de alimentar com energia, ânimo e ideias o propósito principal pelo qual os componentes são ligados e engajados. A energia transmite  movimento, o ânimo combaterá a dispersão e as ideias permitem vislumbrar e planejar  o presente e futuro do ministério.

Este momento de pouco contato e afastamento social é muito negativo, nada substitui a comunhão presente com todos ali juntos com calor, abraços, clamor, ajustes, trabalho, movimento intenso dos membros reunidos. Para o brasileiro que é muito do ‘toque’ e de proximidade a falta da ação conjunta pode facilmente esfriar sua determinação. Visto que somos obrigados a nos adaptar ao isolamento e distanciamento social por conta da crise que ora enfrentamos.

Inspirando seu grupo de Louvor – Energia 

Comunique seu plano de contingência,  ele deve ter propósito para manter unido o grupo de louvor. A conexão deve ser aquela que melhor reage seus integrantes, acrescente novidades como corrente paralela à forma que vocês se relacionavam, não desestruture o funcionamento colocando novidades nos elos da corrente, isso pode desconectar o grupo. 

Exemplo: Se seu grupo tem ênfase o estilo ‘contato’, ‘família’, ‘comunhão’, mas com pouca reuniões de estudo bíblico profundo. Então, não coloque estudos densos como conexão principal no planejamento do contato virtual. Mantenha a corrente relacional de intimidade e adicione paralelamente uma linha para estudos. 

Se seu grupo tem como característica pessoas que já passavam tempo estudando a bíblia, não faça do seu contato virtual uma ferramenta de intimidade. Adicione uma linha paralela de informalidade para o objetivo da comunhão. Caso seu grupo se destacava tecnicamente, então acrescente encontros de cumprimentos de tarefas evolutivas e etc.

Mantenha os componentes ligados ao conceito de Corpo de Cristo – Ânimo 

Use a empatia como ponto de partida, se ponha no lugar de cada um individualmente. Não tente compreender o grupo pela sua mera observação ou experiência pessoal. Busque discernimento a fim de perceber o que cada membro está enfrentando em sua vida, na perspectiva dela. As pessoas têm necessidades, estas carências não tratadas da melhor forma podem trazer esfriamento e afastamento. 

Agora você precisa falar individualmente, não em grupo, perguntar, se envolver e ajudar a solucionar problemas. Você tem que se comprometer a ser parte da resposta da oração daquela pessoa. Há coisas que não podem ser deixadas para amanhã, a solidão é um sentimento que se transforma em sensação de abandono. A pessoa pode se sentir abandonada, e parte do resultado ruim é negligência do líder. 

Manter os membros unidos – Ideias  

Peça sugestões como ‘ideias’  dos próprios componentes a uma grade de ‘energia e movimento’ que o líder previamente apresentou contendo os espaços de ações que serão preenchidos por essas sugestões. Exemplificando isso, tenha um calendário com objetivos.

  1. Vocês  precisam se manter Unidos,  este é  o principal. Tocar juntos, pertencer ao grupo ou tarefas individuais não é o que dará saúde para o grupo. Aqui se refere à comunhão, empatia, consolação, em fim, ao pastoreio. 
  2. Deve haver algum tipo de crescimento na comunhão, no espiritual e na parte técnica. Não precisa ser algo muito exigente, mesmo um tímido crescimento deve ser planejado, anunciado, alcançado e percebido.
  3. Envolvimento de todos: Igual a caixa de câmbio de um automóvel, todas as engrenagens vão rodar e transmitir força para a roda. Um ora, o outro leva palavra, outro leva a cesta básica e outro caixa de medicamentos. Uma engrenagem é de força, outra de velocidade, até a de ré também deve ser ouvida.
  4. Valorize o estilo do grupo, não tome uma direção diferente, mantenha a essência e características como um estandarte. Faça artigos com textos e compartilhe entre o grupo sobre conquistas, personalidade, e sobre os personagens/pessoas que compõem o grupo solidificando a importância de cada indivíduo. Rememore a história que vocês tem juntos e com Deus.
  5. Integrantes novos, talvez seja a hora de nutrir o grupo com pessoas que já estavam sendo cotadas para trabalhar no ministério de louvor.
  6. Etc.

A conexão em amor 

Essa crise terá um fim, vai chegar o dia de voltarmos ao que fazíamos antes dela, todos juntos, a congregação reunida. Oramos para não haver outra situação que impeça nossa comunhão presente, orem por isso! Não há dúvidas que estamos num local da história que se encontra perfeitamente alinhado com o tempo do fim descrito nas Escrituras. Temos que crescer como Corpo mais que como instituição, este contato on-line ainda permite falarmos de Cristo e sobre Cristo, entretanto tudo pode ser oposto a isso, o mal está trabalhando para este intento. 

Devemos nos manter ligados além dos bits transmitidos pelas conexões aéreas e cabos de fibra ótica pelas linhas marítimas submersas e redes de satélites, mais que as transmissões de lives e dos aplicativos de comunicação. É o que orienta o nosso F1 de e prática, que devemos consultar e obedecer. Lá diz, “E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.” O mesmo contexto  afirma “Cristo é tudo e está em todos”. Orientação do livro de Colossenses 3:11,14.

Para permanecermos inspirados é preciso manter-nos unidos, em amor, pois é certo que Cristo estará em tudo o que fizermos e em todos que se unirem através do amor Dele.

Por: Ricardo Corrêa

Comentários

comentários