A influência da reforma protestante na adoração
28 de outubro de 2020As Estações | Asaph Borba
11 de novembro de 2020Não tenho tempo!” “Tá muito corrido!” “Estou tão cansado!”
É cada vez mais comum no mundo de hoje pessoas que sofrem de ansiedade, crises de pânico, depressão e até com desejo de tirar a própria vida. Vivemos em ambientes que constantemente nos cobram melhores resultados com mínimos recursos e onde tudo é “para ontem”. Queremos mensagens (e respostas!) instantâneas, comida fast-food e atalhos para todo tipo de sucesso (5 passos para ser rico, 7 passos para ser feliz…).
Em meio a esta realidade frenética, em 2020 um vírus global tirou a “liberdade de ir e vir” de muitos, que foram obrigados a trabalhar no mesmo local onde dormem, convivem com a família e, supostamente, descansam. A rotina teve de ser readaptada: quem almoçava no restaurante, agora tem de fazer o almoço; quem deixava os filhos na escola, agora precisa dar aulas particulares e conviver muito mais com eles; e quem chegava tarde do trabalho, agora precisa conseguir encontrar um limite para parar de trabalhar e descansar.
Por falar em descanso, você se lembra que ele foi algo instituído por Deus? Após o intenso trabalho da criação do mundo, Deus descansou (Gn. 2:2). No Velho Testamento, para demonstrar a importância que dava ao descanso, Deus instituiu o “sábado” – um dia exclusivo para reflexão e adoração por semana (Êx. 20:8-11) e também o “ano sabático”, onde a cada sete anos, os Israelitas descansavam do seu trabalho e permitiam com que a terra descansasse (Êx. 23:10,11).
Afinal, por que o descanso é tão importante?
Aqui vão algumas razões:
- O cansaço físico reflete no nosso psicológico. Desmotivação, falta de criatividade e queda no rendimento são exemplos de pedidos de socorro do nosso corpo.
- É no momento de “pausa” onde mais ouvimos a voz de Deus, e não na correria, quando estamos “muito ocupados”!
- A nossa fé é exercitada e cresce com o descanso e com a espera. Conforme descansamos e esperamos, embarcamos em um processo de aprendizado (Deus ama processos!)
- Ao descansar e esperar, dizemos aos nossos problemas e preocupações: “Eu tenho um Deus que é maior do que todos vocês!”
É interessante pensar que mesmo as mais belas músicas, se não incluírem pausas, se tornam incompreensíveis e fatigantes…
E você… como se encontra? Tem se esforçado a viver uma vida equilibrada? Tem priorizado seu tempo com a família, lazer e férias? Tem conseguido descansar e entregar suas preocupações ao Senhor?
“Se a criação não desabou quando eu descansei, não vai desabar quando você descansar.” (Lembrança deixada por Deus, de acordo com a interpretação de Max Lucado)
Por: Rafael Ortega