Onde está o Sangue de Jesus nos louvores que cantamos
10 de abril de 2020O QUE TENHO APRENDIDO SOBRE A IGREJA NESSES DIAS DE ISOLAMENTO SOCIAL
17 de abril de 2020Com quem eu me identifico nessa quarentena? Marta, Maria ou Lázaro?
A bíblia nos relata em João 11 a história de um milagre extraordinário de Jesus; a ressurreição de Lázaro. Lázaro tinha duas irmãs, Marta e Maria e de alguma forma cada um deles tinha um relacionamento com Jesus. Gostaria de te convidar a refletir comigo neste texto, sobre o perfil de cada um nessa história e de que maneira podemos traçar um paralelo com o nosso relacionamento com Deus e como estamos nos comportando nessa quarentena. Espero que ao final deste texto, possamos de alguma maneira responder a essa pergunta: Com quem eu me identifico nessa quarentena? Marta, Maria ou Lázaro?
É interessante como cada um dos três, embora sejam parte de uma só família, tenham características únicas. ( Minha vó sempre falava que os filhos eram como os dedos da mão, cada um de um jeito. Aqui em casa temos dois filhos e como eles são diferentes um do outro, embora tenham sido gerados pelo mesmo pai e a mesma mãe.) Gostaria de pontuar algumas características a respeito de Marta, Maria e Lázaro e desta forma podemos ver com quem nos identificamos figuradamente.
Marta
Em Lucas 10: 38 a 42, a bíblia relata uma visita de Jesus à casa de Marta e Maria. Marta era uma pessoa que estava sempre ocupada com os afazeres da casa. A maneira com ela recebeu Jesus, foi proporcionando um ambiente agradável, limpo, provavelmente com uma boa comida e etc… Muitas vezes somos como Marta, sempre fazendo algo. Marta ilustra a valorização do “fazer”. Muitas vezes nos relacionamos com Deus e com as pessoas desta forma. Estamos sempre servindo e assim nos ocupamos a tal ponto com o “fazer”, que mesmo sendo com boa intenção, nos tira um tempo de qualidade de simplesmente “ser e estar”. Esse é o perfil Marta para os dias de quarentena: aqueles que têm se ocupado intensamente mesmo estando mais em casa, de modo que priorizam o fazer para Deus mais do que ser e estar com Ele. Da mesma forma, tem agido assim com as pessoas.
Maria
A bíblia diz que Maria era aquela que se quedava aos pés de Jesus e ouvia as suas palavras. Por isso Marta pergunta a Jesus: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Lucas 10:40. Maria representa a valorização do “ser e estar”. Como é difícil parar, para nos dedicar a algo que aparentemente não é produtivo neh? As vezes temos lutas interiores, como se fosse Marta e Maria dentro de nós. Marta sempre querendo fazer e fazer e Maria buscando um tempo para parar e desfrutar da presença de Jesus. Esse é o perfil de Maria para os dias da quarentena: aqueles que têm priorizado tempo aos pés de Jesus, para ouvir a Sua voz. Gente que tem aproveitado essa reclusão para entrar no secreto e experimentar o prazer de estar na presença do amado Jesus.
Lázaro
Voltando ao texto de João 11 sobre o relato de Lázaro, existem dois pontos interessantes para ressaltar:
1- Lázaro era amado por Jesus ( vers 3);
2- Lázaro ficou doente e morreu. Primeiramente percebe-se que Lázaro tinha uma amizade e um relacionamento com Jesus antes deste milagre acontecer. Sabemos também que quando Lázaro adoeceu Jesus não estava por perto e entre a enfermidade e o milagre, ele experimentou a morte. Não temos muitos detalhes a respeito de Lázaro, mas sabemos que ele experimentou um milagre de Jesus.O que podemos extrair de Lázaro para nossa reflexão? Lázaro representa aqueles que conheceram a Jesus, mas por se distanciar Dele se tornaram enfermos até a morte. Que tipo de morte seria essa? A morte da fé, esperança, confiança, visão e propósito. Creio que nesses dias dias Jesus tem se aproximado do sepulcro onde se encontram os Lázaros dizendo: Tirem a pedra! Lázaro venha para fora! Esse é um tempo de despertamento daqueles que se encontravam em sono profundo na sua caminhada com Jesus. Muitos Lázaros estão sendo reavivados e despertados de um estágio de mornidão espiritual. Muitos estão experimentando o prazer de estar com Jesus novamente e contemplar a Sua face.
Então, com quem você se identificou? Marta, Maria ou Lázaro? Creio que existem ônus e bônus em cada um. O serviço é necessário, desde que não nos absorva ao ponto de não termos tempo de qualidade com Deus. Ficar somente sentado aos pés de Jesus é maravilhoso, mas chega a hora também de ir e compartilhar do que ouvimos Dele. Nos afastar de Jesus não é bom porque sabemos onde isso vai dar, mas ainda que isso aconteça, é importante estarmos atentos ao chamado Dele; Ele nos quer por perto. Não sei por quanto tempo continuaremos nessa quarentena, mas se buscarmos aproveitar esse tempo com Jesus, certamente quando tudo isso acabar sairemos mais alinhados, equilibrados e reavivados por Ele.
Por: Christie Tristão.