SÉRIE “HOME STUDIO” “Gravando a Voz”
5 de maio de 2020SÓSTENES MENDES – ADORAÇÃO E JUSTIÇA
7 de maio de 2020Crescer é seu destino, seu dever, sua responsabilidade. Não há como delegar seu crescimento a outros. Seus talentos expressam sua missão e este chamado é integral. Sua área profissional deve ser capaz de revelar Deus aos homens tanto quanto sua vida espiritual.
Conheça 3 importantes ações que podem ajudar você crescer e aprimorar sua jornada:
1-Tenha um plano de crescimento:
Não pense que você vai crescer na profissão da mesma forma que aconteceu com seu desenvolvimento físico, naturalmente. O crescimento precisa ser intencional.
Me lembro de uma entrevista que fui fazer para uma empresa que estava prestando consultoria e a entrevistada perguntou: Vocês têm um plano de crescimento? Quando olhei o currículo dela percebi que ela queria algo que nunca esteve disposta a fazer. Não tinha nenhum curso extra, não foi a seminários, não se atualizou.
O mundo mudou, as dificuldades pessoais e profissionais estão aumentando. Os desafios são crescentes. Qualquer pessoa que esteja buscando se adaptar as novas realidades deverão estar dispostas a se reinventar e para isso precisam de um plano.
Parta do ponto que chamo de levantamento da realidade. Perceba suas potencialidades. Nós não gostamos de apenas uma coisa. Podemos utilizar nossos talentos em áreas que são mais bem remuneradas quando olhamos para elas como habilidades não contextualizadas. Por exemplo, minha formação é Direito muito embora não esteja atuando nesta área desenvolvi habilidades que foram facilmente transferíveis para o que eu faço hoje e que me ajudam a me diferenciar no mercado. Foque em suas forças.
Defina seus valores. Examine detalhadamente o que é importante para você e o quais são suas convicções mais profundas. Valores governam nossas decisões.
Construa bem seu ponto de chegada. A maioria das pessoas falham aqui. Elas não conseguem sonhar quando a realidade delas não está boa. Focam nas impossibilidades e por isso são roubadas de sonhar. Quem não sabe para onde vai fica perdido na estrada. Onde você deseja estar e o que deseja estar fazendo daqui 5 ou 10 anos?
Trace seu plano. O que vai precisar? Faça um levantamento.
Recursos (tempo, dinheiro, energia)
Habilidades novas (entenda a competência que será necessária)
Formações (esteja sempre atualizado, conheça também sobre outras áreas complementares mas lembre-se que o foco deve estar no seu objetivo)
Networking (ande com pessoas que também desejam crescer, mantenha relacionamento com seus clientes, seja um parceiro)
Terminando seu plano pense em qual será o primeiro passo e faça AGORA.
2-Trabalhe no seu comportamento
Pessoas são contratadas por causa das suas habilidades técnicas e demitidas por causa de seus comportamentos.
Comportamento não é destino. Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados, para isso saia da defensividade. Quem deseja crescer deve ser capaz de não apenas receber e refletir sobre os feedbacks, mas também pedir por eles.
Perguntas como esta podem ajudar muito: “ Se você soubesse de alguma coisa no meu comportamento que se eu mudasse iria melhorar muito meus resultados qual seria? ”
Aumenta sua percepção observando como você trabalha suas redes sociais, como age diante de um cliente ou como trata seus liderados.
Me lembro de um dia estar em uma empresa e de repente um vendedor de produtos apareceu. Ele queria vender seus produtos para os empresários, mas ao invés de agendar um horário para isso resolveu marcar um horário como se fosse adquirir serviço daquela empresa. Os “supostos clientes” se sentiram enganados. A estratégia falhou e ainda deixou uma péssima imagem da sua ética.
Por várias vezes presenciei o líder da equipe corrigindo seus liderados na presença de outros da equipe e de clientes. Isso afeta o clima organizacional, aumenta em muito o turnover e reflete nos resultados financeiros.
Também tem aqueles que marcam de ir e não comparecem, os que atrasam, aqueles que não entregam na data marcada, os que são bons para cobrar, mas são péssimos para manter o cliente.
Empresas em expansão sabem da importância de promover o sucesso do cliente e estão trabalhando bastante para isso. Querem ir além da satisfação, querem surpreender sendo verdadeiros parceiros. Nestes ambientes não há mais lugar para comportamentos que não estão alinhados com essa cultura.
Seu comportamento desenha sua imagem profissional. Pense em como crescer na sua imagem profissional por meio de suas atitudes.
3-Desenvolva agilidade emocional:
Você só poderá crescer se o seu emocional te permitir.
A vida é dura e você terá que lidar com pessoas que possuem comportamentos e temperamentos diferentes do seu, as vezes de difícil acesso; terá que lidar com a frustração de um projeto que você investiu tanto e fracassou, com muita demanda e ansiedade alta. Depressão, stress, angústia e tantas outras emoções que podem ser classificadas como negativas.
Terá que lidar com pensamentos insistentes de que você não é capaz, que não conseguirá e que não é digno.
Poderá ficar preso na roda do perfeccionismo e da procrastinação.
Decida crescer nisso; não menospreze seu cérebro antes conheça-o e use esse conhecimento a seu favor, entenda sobre emoções e sentimentos; compreendenda que você é maior do que seus pensamentos e que nem toda interpretação que você tem é a única e a correta.
Promova as emoções que podem te ajudar como esperança, otimismo, alegria e paz por meio de escolher o que pensa.
Decida crescer se planejando para isso, desenhando sua imagem profissional e treine bem suas emoções.
Deus abençoe sua linda jornada.
Especialista em Agilidade Emocional e Desenvolvimento Profissional.
Pastora Igreja Luz do Mundo.