21 Project Dunamis
25 de janeiro de 2018David Brymer – Through the Window
26 de janeiro de 2018Escolhi este assunto para compartilhar com vocês porque vejo muitos músicos com o “talento enterrado”, desviados do seu chamado em Deus porque não souberam lidar com seu erros e dificuldades ao longo do caminho. Espero que esta meditação edifique e ajude a você principalmente que está passando por um tempo de desânimo e desvio de rota no alvo estabelecido por Deus para sua vida.
Todo aquele que lida com a arte é por natureza mais sensível e tem necessidade de reconhecimento, essas duas características inerentes ao artista sem a atuação do Espírito Santo podem se tornar um grande inimigo do mesmo. É muito comum encontrar músicos frustrados nas igrejas porque não tiveram elogios, ou porque sofreram alguma crítica no meio do caminho, ou até mesmo porque cometeram algum erro e não se perdoam por isso. O ser humano tem uma dificuldade muito grande de conviver com seus erros e de entender primeiramente o perdão de Deus, e que a perfeição (plenitude) está em Nele e é construída por Ele em cada um continuamente. O apóstolo Paulo fala disso em sua carta aos Filipenses no capítulo três, se referindo à um estado permanente de busca do cumprimento do propósito de Deus. Precisamos entender que somos seres humanos carentes da graça, amor e misericórdia do Senhor em todo o tempo, e que é Ele quem nos capacita, unge e estabelece no Seu propósito.
Porque temos tanta dificuldade de lidar com nossos erros e dificuldades e porque nos medimos sempre com um padrão tão rigoroso? Vejo pessoas promissoras paralisadas pelo medo de errar novamente. Ao escrever este texto sinto em meu coração que o Senhor deseja curar e levantar pessoas que estão com suas vidas e histórias estagnadas por questões insignificantes.
Veja alguns exemplos disto:
- Tenho dificuldade de guardar letra de música;
- Não consigo me igualar ao nível dos músicos do meu grupo;
- À vezes tenho um “branco” e me esqueço do arranjo ensaiado;
- Mostrei a canção que compus para meus amigos e eles não deram importância;
- Fiz uma sugestão ao meu líder e ele não me deu ouvidos;
- A minha voz não tem potência é muito fraca;
Nós vivemos numa era onde buscamos sempre o caminho mais fácil. Fugir, e não encarar as dificuldades e nos esconder na timidez, nos fazendo muitas vezes de vítimas é muito fácil também. Porém sabemos que toda escolha e decisão gera um resultado e quando não enfrentamos os nossos erros e não aprendemos com eles nos desviamos do propósito final.
Lembrei-me agora de quando meus filhos eram pequenos e da forma como eles aprenderam algumas lições valiosas que foram fundamentais para o crescimento e amadurecimento através de seus erros. Muitas vezes eu tentei alertá-los de algumas coisas por já ter vivido um pouco mais e eles não deram ouvidos, mas quando enfrentaram dificuldades e tiveram que lidar com erros aprenderam muito e seguiram em frente. Os nossos erros e dificuldades não existem para nos paralisar, muito pelo contrário, existem sim para nos levar para frente e nos fazer crescer.
Precisamos aprender a encarar e não fugir dos nossos erros. Se tenho dificuldade em guardar letra de música, preciso desenvolver uma maneira de me aprimorar nesta área. Se tenho dificuldade em cantar afinado, posso ver também uma forma de melhorar nisto. Muitas vezes na busca de corrigir um erro descobrimos novos horizontes e conseguimos alçar voos mais altos que os anteriores. Deus nos deu inteligência, saúde, capacidade e acima de tudo isso nos tornou Sua morada. Ele habita em nós, aquele que é perfeito nos aperfeiçoa continuamente.
O orgulho é a principal causa da paralisação pelo erro. Precisamos ser humildes para aprendermos com os nossos erros, para recebermos uma disciplina e continuarmos com mais força prosseguindo para o alvo.
“Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” Provérbios 11: 2
Conclusão: Primeiramente o erro faz parte da vida, da história, pois não nascemos perfeitos. Porém somos aperfeiçoados em Deus, Nele está o perdão, a sabedoria, a capacidade e a força para acertarmos e prosseguirmos para o alvo. Se vivermos na dependência de Deus, a dificuldade se torna solução, precisamos ser humildes o suficiente para entendermos que somos completamente dependentes de Dele e Nele somos aperfeiçoados.
Aplicação: Gostaria de sugerir a reflexão em grupo deste texto acima citado, e um momento de apresentação de situações pessoais e coletivas relacionadas aos erros vivenciados por cada um individualmente e em grupo. Analisar os erros do grupo e buscar juntos soluções para melhoria.
Sugiro também um tempo para relatos e testemunhos de pessoas que através de seus erros e da graça de Deus alcançaram crescimento e aprendizado.
Ao final sugiro a reflexão deste texto bíblico:
“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” 1Coríntios 1: 26-29
Deus abençoe.
Christie Tristão.