Descontentamento Santo – Bill Hybels
11 de junho de 2018Espírito Vem – Isaias Saad
14 de junho de 2018O bom aprendiz consegue extrair conhecimento dos detalhes da vida. Muitas vezes, esses detalhes passam desapercebidos porque escolhemos entrar no modo “mecânico” e não os valorizamos suficientemente para eles se tornarem úteis ao nosso crescimento e aprendizado. Que detalhes seriam esses? Nossas vivências, circunstâncias, relacionamentos, acontecimentos gerais, enfim, desde que existimos, temos a possibilidade de aprender algo novo a cada dia. Nestes próximos dias, estará acontecendo a Copa do Mundo, um evento que mexe com as pessoas do mundo inteiro. Por isso, eu gostaria de te convidar a refletir comigo sobre o que podemos aprender com a Copa do Mundo em três pontos: pré, durante e pós Copa.
Pré – Preparação
Certamente todo o espetáculo que iremos assistir a partir de hoje, foi muito bem programado e preparado durante os últimos quatro anos, período entre as Copas. Sei que vivemos numa era do imediatismo e por isso, tendemos a pensar que tudo nasceu ontem. Mas a primeira lição que podemos extrair desta Copa é sobre a importância da preparação, planejamento e organização. Dentro disso, podemos listar algumas ações:
- A escolha do país que vai sediar o evento;
- Os jogos eliminatórios que aconteceram ao longo dos anos para definição dos times participantes;
- A montagem de toda a infra estrutura das cidades para o acolhimento de milhares de pessoas;
- A idealização e escalação dos times incluídos nas grades dos jogos que se dá através da observação do futebol dos jogadores que irão representar cada país.
Listando aqui somente alguns pontos, já deu pra perceber que esta longa preparação é o fundamento, o alicerce de tudo o que vai se desenrolar em apenas alguns dias. Dentro deste ponto, podemos extrair a lição sobre a importância do trabalho, perseverança, foco, planejamento para que possamos alcançar os nossos alvos. Não adianta ter um objetivo se não adicionarmos a ele trabalho. Se observarmos na Bíblia a história do povo de Israel, podemos identificar objetivo, estratégia e planejamento sempre acompanhando a sua jornada.
Durante – Desenvolvimento
Hoje acontece a festa de abertura e os primeiros jogos, confesso que estou com expectativas de ver o que foi preparado para esta festa. Não entendo muito de futebol, embora conviva com pessoas que entendam bem deste assunto, mas pra mim só o fato de ter o time do meu país participando, já é o suficiente para atrair a minha atenção.
Isso desperta em mim um sentimento de cidadania, um senso de pertencimento à nossa nação. Essa é a primeira lição que posso extrair do “durante” a Copa, pois de fato pertencemos à uma nação e por “n” detalhes desvalorizamos isso. Mesmo enfrentando problemas e dificuldades no nosso país, é importante nutrirmos um coração de um cidadão, seja brasileiro, ou mais ainda, um cidadão de um Reino eterno. Todos nós pertencemos à um povo e devemos honrar isso.
Um outro ponto que na minha perspectiva é muito forte durante os jogos, é o senso de equipe. Embora, muitos times tenham os seus jogadores prediletos, aqueles considerados os “craques”, um jogo só é ganho a partir do trabalho de uma equipe. A união de forças e esforços de cada um, funciona como uma engrenagem.
Refletindo sobre os jogadores individualmente, todos enfrentam desafios enormes durante os jogos, sejam, psicológicos ( pela pressão das expectativas sobre eles de toda uma nação) , ou físicos ( na utilização constante de suas forças e habilidades em cada jogo, até em alguma eventual contusão que pode deixar o jogador de fora no meio do processo). São muitas variáveis que caminham paralelamente durante os jogos para cada indivíduo participante, e aí como supera-las?
Desenvolvimento ou execução de um projeto não é o fim dele, mesmo que soe como fim por causa de um preparo longo que o antecipa, este é o momento de desenvolver a resiliência.
Pós – Análise
Conforme eu escrevi acima, após anos de preparação, em poucos dias acontece o evento e aí? Ao final de tudo o que poderemos extrair de aprendizado?
Sou uma pessoa muito analítica e penso que uma maneira excelente de crescer, é através da observação dos fatos e acontecimentos, sejam os bons ou ruins.
O pós Copa é hora de analisar o que deu certo, porque deu certo e também o que deu errado e o porquê. Desta forma podemos projetar um crescimento e um caminho de aperfeiçoamento para a próxima fase. E assim também funciona a nossa vida, aprendemos com nossos erros e acertos, fatos reais vividos.
E então, a engrenagem continua, sejam as próximas Copas que virão e muito mais, a continuação da nossa história de vida. Novas fases, estações, a idealização e conclusão de sonhos e projetos e então continuamos aprendendo todos os dias e sendo aperfeiçoados por Deus.
“Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando, buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus.” Filipenses 3:12
Espero que ao acompanhar os jogos da copa, você tenha uma perspectiva que transcenda o espetáculo em si e então, extraia lições preciosas pra sua vida. Talvez você ainda encare este evento como um simples acontecimento do mundo, e pode ser que seja, mas desde que estamos por aqui, porque não tirar lições da vida natural que nos leve a crescer em outras esferas também? Vamos em frente aprendendo todos os dias até chegar o dia perfeito.
Por: Christie Tristão