As Estações

As Estações

É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz – Daniel 2.21 e 22

Uma das coisas mais importantes que podemos aprender sobre Deus é que ele trabalha por estações. Toda a natureza é regida dessa forma. Se olharmos a existência humana, mesmo que de relance, veremos que é assim também. Infância, adolescência, juventude, fase adulta, maturidade e por fim velhice. Poderíamos, sem dúvida, repartir ainda mais em menores estações cada uma dessas etapas. Mas o que quero realçar é o fato de esse ser o modus operante divino. Todas as fases da vida de cada pessoa estão debaixo desse princípio: tudo tem seu tempo certo. Lembro quando jovem o quão difícil foi esperar a hora de casar.

Meus pastores, bem mais experientes, afirmavam a importância de esperar a hora certa. Creio que esta é a maior dificuldade para todos. Saber o tempo certo de todas as coisas. Não é por acaso que no mesmo texto que fala sobre estações, fala também sobre sabedoria e entendimento. Aqui está portanto, uma das chaves. O Deus que muda as estações, dá entendimento para os homens identificarem as mesmas. Ao olharmos a natureza é fácil ver, quando chega o outono, as folhas caem; com o inverno vem a chuva e o frio; as flores, colorem a primavera e o calor, surge com o verão.

Na vida é a mesma coisa. Cada uma das estações apresenta-se com sua característica. Quando um filho começa aprender a governar suas coisas, ele está mudando de estação. Ensino ao meu jovem em casa que não deve casar-se, sem aprender governar as pequenas coisas da vida.

Além de saber o tempo das mudanças, existe ainda um outro desafio. Aprender a esperar a duração de cada uma delas. A Palavra de Deus ensina que a vontade do Pai é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2). Aqui está a diretriz. Aproveitar bem o tempo de cada estação dentro da vontade de Deus. Estou esperando algo do Senhor para o futuro? Estou na expectativa da chegada da outra estação? Mas, hoje Deus tem algo especial para mim. Esta deve ser minha certeza.

Pode ser que tenhamos entrado em um longo inverno, mas Deus preparou tudo para que este inverno seja enriquecedor dentro do centro de sua vontade. Tem pessoas que não aproveitam a vida em sua plenitude por estas duas razões: não identificam corretamente as estações e mesmo identificando-as, não aproveitam a riqueza de cada uma delas. Que todos estejamos no centro da vontade de Deus.

Comentários

comentários