Adorando Indica: o natal escondido e o nascimento de um Rei.
5 de dezembro de 202110 canções para sua playlist de Natal
21 de dezembro de 2021Esses dias em uma reunião de Feedback com os funcionários da empresa onde eu trabalho, alguém me fez a seguinte pergunta: não enfeitamos o escritório para o natal porque a empresa é cristã? Foi interessante esta pergunta e obviamente respondi que não tínhamos problema algum em enfeitar, porém não tínhamos este hábito. Essa situação gerou uma indagação interior em mim. A partir disso, decidi escrever sobre este tema, com o objetivo de nos levar a refletir sobre o mesmo : O cristão pode comemorar o natal? Desta forma, te convido a se debruçar neste texto comigo e juntos buscarmos resposta para esta questão.
Há quem diga que o natal é uma festa pagã e que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. De fato Jesus não nasceu nesta data e a festa que chamamos de natal teve seu início antes mesmo do nascimento de Jesus. Provavelmente daí surge a pergunta: O cristão pode comemorar o natal? Porém, porque não ressignificar tudo isso e centralizar Cristo num momento em que as famílias se reúnem e diga-se de passagem, normalmente é nesta data que todos conseguem se reunir nem que seja uma vez por ano.
Embora o início de tudo não tivesse a ver com o nascimento de Jesus, porque não aproveitar este momento para celebrar e glorificar o nome do Senhor em família pelo nascimento do Emanuel? Às vezes somos muito religiosos e nos abstemos de algumas coisas e festejos porque não queremos nos misturar com festas pagãs. A questão não é COMO e sim PORQUE. Muitos de nós não comemoramos o nascimento de Jesus nem no dia 25 e nem em dia nenhum. Para nós cristãos, esse deveria ser um motivo de festa pra sempre, pois o nosso Pai enviou o seu único filho para nos salvar. Cristo é o grande presente do natal!
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
Conheço cristãos que não participam da festa em família, porque se apegam aos significados de todos os ornamentos e não querem se misturar nesse dia. Refletindo sobre o porquê de tudo, a comunhão em família, a oportunidade de elevar o nome de Cristo, é muito maior do que ficar apegado ao significado pagão de tudo. A questão principal é o foco. Quero deixar claro aqui , que o meu objetivo não é julgar ninguém e nem criar uma doutrina a respeito da festa do natal, mas nos levar a refletir sobre o porque comemoramos o nascimento de Jesus.
Criei meus filhos como pouca festa no natal e na minha casa não tinha enfeites, nem uma ênfase no momento da ceia. Hoje depois de tantos anos, penso que eu poderia ter feito diferente. Posso ornar a casa , preparar uma linda ceia, criar uma atmosfera de enaltecimento e celebração à Deus que promova a comunhão em família e obviamente comunica Cristo a todos e o eleva em honra também.
Há dois anos tenho me esforçado para criar o hábito de comemorar esta festa de forma diferente, pois, o porque de tudo isso ficou mais claro pra mim . Meus filhos já cresceram, mas sei que posso fazer diferente com os netinhos e com toda a minha família. Quero sempre ao preparar a casa, a festa, me lembrar de que tudo isso acontece por causa de “um”, o Messias, Emanuel! Quero passar de geração em geração a alegria imensurável e a gratidão de ter conhecido a Jesus e através Dele ter sido acrescentada à família de Deus.
Espero que esse texto possa te levar a refletir sobre o motivo principal de comemorar ou não o natal. COMO você vai fazer isso não importa, mas o PORQUE sim. Talvez você não se sinta à vontade de ornamentar sua casa com árvore, bonequinhos de neve e luzes, mas de qualquer maneira, deixo aqui meu incentivo para você se unir à sua família e amigos e fazer uma grande festa para o único digno de honra e glória. CRISTO!
Concluo este texto com o seguinte pensamento: Cristão pode e deve comemorar o natal, no dia 25 de dezembro e em todos os dias por toda a eternidade!!! Desejo a todos um feliz natal e um tempo sobrenatural em família!!!!!!