Congresso Diante Do Trono 2018 – Tempos e Estações
6 de março de 2018Tão Sublime – Rodolfo Abrantes
7 de março de 2018Para que uma videira produza uvas suculentas ano após ano, requer um cuidado constante. A videira deve ser podada, fertilizada, protegida, regada e colhida. Se o viticultor for negligente ou preguiçoso, a saúde da videira sofrerá com isso.
Da mesma forma, para que nosso coração seja saudável e vivo em Cristo, requer atenção constante. Um coração descuidado começa a se encolher e morrer.
Jesus referiu-se a esta questão na carta à igreja em Sardes. Ao mesmo tempo que eles eram espiritualmente vibrantes e conhecidos como um centro de avivamento, por negligência, eles começaram a se enfraquecer e estavam morrendo.
Aqui está a carta de Jesus para eles:
“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”Apocalipse 3:1-5
Se você já conhece Jesus há muito tempo, você sabe que as vezes somos tentados a relaxar na nossa vida de oração. Podemos até ser considerados espiritualmente vibrantes, mas essa vitalidade pode facilmente definhar e desaparecer. Nossa imagem pode sobrepor nossa realidade. O que devemos fazer quando as coisas estão se perdendo? A carta de Jesus a Sardes contêm cinco injunções – cinco formas de renovar a nossa vitalidade espiritual. Ele lhes disse: estejam atentos, fortaleçam-se, lembrem-se, firmem-se e se arrependam.
- Fique atento – Esteja atento à sua saúde espiritual. Confira a sua própria temperatura. Examine e avalie a condição do seu coração. Avalie sua capacidade atual de ver e perceber. Você é capaz de ver sua verdadeira condição espiritual, ou você está se enganando? Como está a sua fé e amor? Você ainda chora ao orar a palavra? Faça um balanço sincero.
- Fortaleça-se – Fortaleça o que há em seu coração que ainda têm alguma vida. Exponha ao sopro do Espírito Santo as brasas que estão se apagando. Isso levará tempo, energia e esforço. Assim como um músculo é fortalecido através do exercício, nosso coração é fortalecido através de exercícios espirituais na palavra e na oração.
- Lembre- se – Lembre-se da alegria que você teve no passado em tempos de devoção especial a Jesus. Revise seu diário. Lembre-se das coisas que Deus lhe falou nos últimos anos. Renove seus votos.
- Firme –se – Mantenha-se firme com o que você recebeu de Jesus no passado. Se isto estiver saindo do seu alcance, levante-se e segure novamente. Renove-se nas preciosas promessas que tem valor pra você. Recuse-se a abandonar ou perder qualquer coisa de tudo o que você já recebeu de Jesus.
- Arrependa-se – A ideia principal no arrependimento é um comportamento transformado. Não seja complacente e afirme o seu desejo por uma paixão renovada. Mude. Verdadeiramente, mude. Efetivamente, faça alguma coisa. Você sabe o que você precisa fazer. Agora faça isso.
Recentemente, escrevi um livro intitulado RESET: 20 maneiras para uma vida consistente de oração. Eu tentei torná-lo relevante e útil para crentes novos na fé. Para minha surpresa, no entanto, os crentes experientes também foram fortalecidos pela mensagem do livro. Quem não é tentado a relaxar e a negligenciar na oração?
Talvez esse artigo tenha chegado no momento certo para você. É hora de redefinir sua vida de oração? Ouça o conselho de Jesus. Esteja atento, fortaleça-se, lembre-se, firme-se e se arrependa.
Autor : Bob Sorge
Fonte: Bob Sorge
Tradução : Christie Tristão.