New Wine – Hillsong Worship
28 de dezembro de 2019Chris Tomlin – Our God
4 de janeiro de 2020
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36 nvi
Talvez esse versículo bíblico seja o que mais li na vida. Já preparei “n”estudos sobre este assunto, ministrei em diversos lugares e basicamente este tema faz parte das minhas reflexões constantes. Creio que essas poucas palavras contidas nesse versículo, conseguem de uma forma simples e poderosa embasar a nossa reflexão de hoje.
Atualmente trabalho na área de Comunicação e Marketing. Há aproximadamente um mês atrás, preparei um material para um workshop sobre posicionamento em redes sociais. Orei a respeito do conteúdo que eu ia levar e como o tempo era bem curto, pensei em algo bem objetivo que causasse um impacto para uma boa reflexão. Comecei a minha apresentação com a seguinte pergunta: Porque, pra que e pra quem? Penso que hoje, com a correria da vida, a quantidade de informações que recebemos todos os dias e também as pressões sociais dentro e fora da web, corremos o risco de correr atrás do vento. Desperdiçar quem somos, o que temos e o que fazemos, porque baseamos a nossa jornada nos referenciando nos outros e não no propósito da nossa existência.
De fato, essa pergunta nunca se cala dentro de mim. Sou uma pessoa que busca viver por propósito. Creio que Deus criou cada um de nós para vivermos uma jornada bem específica. Não gostaria de desperdiçar meus dias girando em circulo não chegando a lugar nenhum. Principalmente ao final de cada ano , procuro avaliar o “antes” e alinhar o “depois” com o propósito. Desta forma, te convido a trilhar comigo dentro deste vagão e espero que ao viajarmos nos trilhos deste texto do ponto A ao B, possamos identificar:
1- Se compreendemos o propósito de Deus para nós;
2- De que maneira estamos caminhando e gastando a nossa vida e recursos;
3- Se vivemos centrados em nós mesmos ou vivemos para a glória de Deus.
Porque?
Porque é o que define a razão, o motivo de tudo o que somos e fazemos. Se conseguíssemos responder esta pergunta pra nós mesmos todos os dias, nossa vida seria diferente, teria mais sentido. A palavra de Deus nos diz que Deus tem planos, sonhos e propósito muito mais altos que os nossos ( Is 55:9) , também nos diz que os nossos dias foram escritos no livro , mesmo antes deles existirem (Sl 139: 16). Se você ainda não entendeu o seu propósito, peça a Deus que o revele a você, porque tudo vem Dele. Trazendo isso para a prática, quando você acordar, trabalhar, estudar, se relacionar com pessoas, tenha sempre claro o porquê de ser quem você é e fazer o que você faz. Não saia correndo no caminho sem uma razão específica para gastar seus dias.
Pra quê?
Pra quê, define o objetivo, o alvo, onde você quer chegar. Sem o porque eu não consigo definir o pra quê. Tudo está interligado. A vida tem que fazer sentido, Deus nos criou com uma capacidade incrível de raciocínio. As vezes em busca do alvo, perdemos o porquê e por isso começamos a andar em circulo e não chegamos ao nosso objetivo final. Eu trabalho com artistas há mais de vinte anos , um ser diferenciado, rs, digo isso porque também nasci artista e as vezes vejo muitos se perdendo na rota porque perdem o porquê. Muitos se baseiam em comparação, vaidade, aceitação, fama e pra falar a verdade, nada disso nos ajuda a alcançar o alvo. O propósito nos ajuda a seguir em frente e chegar lá. Lá aonde? Onde Deus quer que cheguemos. E então consigo chegar no terceiro ponto. Pra quem.
Pra quem?
Se vivermos centrados em nós mesmos, na nossa própria vontade e força, tudo o que edificarmos terá uma vida útil muito curta, ou seja, vai se resumir na nossa existência aqui na terra. Eu não sei quanto a você, mas o meu destino final é a eternidade. Penso nisso todos os dias. Ao longo do caminho, as vezes me canso, desanimo, por causa de frustrações e percalços, mas quando alimento a minha expectativa com o que é eterno e duradouro, sou abastecida de uma força sobrenatural e aí, continuo a jornada. Sei que posso plantar, edificar e viver uma vida que dá frutos eternos e não temporais. Desta forma, pra quem eu vivo, existo e realizo, define a longevidade do que posso edificar na vida. Sei que somos incentivados o tempo todo, a viver o hoje, sem pensar que tudo tem uma consequência futura. Quero desfrutar sim de agora, porque é o momento em que estou vivendo, e sei também que o que sou e faço hoje está definindo o resultado final da equação da vida. Mais uma vez reflito; Pra quem? Para Ele, para a glória de Deus.
Confesso que me empolguei escrevendo esse texto, e espero não ter ficado longo demais. Quando se trata desse assunto e principalmente ao final de um ano tão maravilhoso, posso refletir e conversar por horas. Como eu te falei no início do texto, viver o propósito é a minha busca de sempre. Espero que esta reflexão tenha sido esclarecedora e nos ajude a entrar em 2020 de forma direcionada e objetiva. Então estacionamos aqui o nosso vagão para uma parada em 2020. Desejo a todos um feliz ano novo, cheio de Deus e realizações sempre alinhadas ao porque, pra que e pra quem!