Urev Online – Escola de artes
7 de maio de 2018Completando a Carreira e Encontrando o Ponto de Equilíbro – Por Christie Tristão.
10 de maio de 2018Possivelmente o microfone é um dos equipamentos de som mais utilizados nas igrejas e é possível que você ao ler este artigo desconheça a sua importância na qualidade do som de sua igreja, ou mesmo que o seu uso de forma errada, faz com que a sua voz não seja reproduzida adequadamente. O microfone assemelha-se ao funcionamento do ouvido humano, quando este capta as ondas sonoras e as transforma em sinais elétricos para que o cérebro as entenda e processe.
Por definição, um microfone é um dispositivo que capta os sinais acústicos ( sons) e os transforma em sinais elétricos, através do deslocamento de sua membrana proporcionalmente as ondas sonoras capturadas, este sinal elétrico é enviado através do cabo para a “mesa de som”( console de Mixagem ) .
Como se realiza esta transformação ? Estudar este fenômeno é de extrema importância tanto para os operadores e técnicos quantos para os usuários deste equipamento, pois, o sua compreensão e escolha do tipo do microfone para cada aplicação trará uma melhor eficiência sonora na igreja .
a ) A indução eletromagnética é o princípio físico que explica o funcionamento do microfone, esse conceito afirma que a variação do fluxo magnético através de uma espira produzirá uma corrente elétrica, denominada de corrente induzida, consultar sobre a Lei de Faraday.
Existem vários tipos constitutivos de microfones, mas iremos estudar neste texto somente um dos tipos mais usados em nossa igrejas, os microfones dinâmicos .
Microfones Dinâmicos
O conjunto diafragma-bobina móvel que se encontra dentro de um campo magnético fixo, é movimentado pelas ondas sonoras e com isso gera em seus terminais uma energia elétrica proporcional as ondas de som. A construção do diafragma utiliza uma membrana fina, mas com material bastante resistente, porém elástico, com objetivo de evitar deformidades quando submetido à grandes pressões sonoras e também evitar fadiga com o tempo de uso.
A pressão do ar desloca o diafragma, movimenta a bobina e esta movimentação dentro do campo magnético induz uma corrente elétrica variável na bobina .
O sinal elétrico gerado pelo microfone dinâmico , tem uma relação direta com a dinâmica do som que é gerado sobre a sua cápsula (bobina ) , assim quando se canta ou fala mais alto sobre este, é gerado um sinal elétrico maior que quando se sussurra ou mesmo quando fala “ALO 1,2,3 … TESTANDO “. Por este motivo de funcionamento , deve -se observar que imprimir a máxima dinâmica vocal quando se é pedido na passagem de som , é devido ao fator que o técnico necessita medir qual o nível de sinal elétrico máximo que será gerado pela sua voz quando estiver na sua máxima projeção vocal ou dinâmica , assim ele poderá ajustar o nível de entrada na console ( mesa de som) , chamado ajuste de GANHO e terá um equilíbrio melhor dos sinais de todos os microfones e instrumentos .
É muito comum ver os usuários dos microfones , seja pastores, ministros de louvor ,backing vocal, palestrantes , utilizarem os microfones bem distantes da direção da boca , que é o terror de qualquer técnico de som , pois, se a fonte de captação ( microfone ) está distante da fonte principal acústica que no caso é a voz , o microfone irá captar muito mais o ruído do ambiente do que a própria voz , ou seja, o técnico tentará aumentar a voz no sistema e não terá o resultado almejado e tudo isso irá gerar a tão terrível “MICROFONIA“ ou Feedback
Dicas especiais
1. Não bata , não assopre , não grite no Microfone , por se tratar de um equipamento que possui uma membrana fina , isto pode gerar desgastes .
2. Utilize o microfone à uma distância de 5 cm entre a boca e o globo de proteção na linha horizontal , assim, a sua voz será melhor captada e o técnico terá menor necessidade de fazer equalizações corretivas .
3. Se for cantar passe o som cantando, se for pregar passe o som falando (abordaremos em outros textos como deve ser uma correta passagem de som).
4. Faça mensalmente a higienização dos microfones, seguindo os passos abaixo :
a. Desenrosque o globo; Alguns tipos de microfones contém uma espuma anti-puf bem fina por dentro que pode ser retirada, mas atenção, existem modelos que essa espuma é colada;
b. Coloque o globo em um recipiente com água e detergente neutro – quantidade moderada;
c. Com uma escova de dentes de cerdas macias, esfregue o globo por fora e por dentro;
d. Deixe alguns instantes de molho;
e. Retire e lave bem com água corrente para tirar toda espuma do sabão;
f. Seque com uma toalha macia;
g. Deixe secar sozinha, pois a toalha não consegue retirar toda água;
h. Lavar a espuma anti-puf com água e sabão neutro, não esfregar com a escova e utilize o dedo polegar para esfregar e retirar as impurezas ;
i. Enxague bem a espuma e seque com papel toalha;
j. Deixe secar sozinha, pois a toalha não consegue retirar toda água;
k. Após secar , colocar a espuma anti-puf no globo e remonta-lo no microfone ,
Espero ter contribuído com você através deste artigo. Coloque aqui seus comentários e sugestões de temas dentro do assunto “sonoplastia”.
Leia também: Princípio da qualidade técnica na Igreja.