Gloriando-se na cruz

Gloriando-se na cruz

“Mas Deus não permita que eu me glorie, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” – Gálatas 6.14

Irmãos, notem que Paulo não diz aqui que se gloriou em Cristo, embora ele o tenha feito com todo o seu coração; mas ele declara que ele se gloriava na “cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”, que aos olhos dos homens era a parte muito mais baixa e mais inglória da história do Senhor Jesus. Ele poderia ter se gloriado na encarnação: anjos cantaram disso, os homens sábios vieram do Extremo Oriente para contemplá-lo. O Rei recém-nascido não despertou a canção do céu”Glória a Deus nas alturas”? Ele poderia ter se gloriado na vida de Cristo: já houve outra, de modo benevolente e sem culpa? Ele poderia ter gloriado na ressurreição de Cristo: é a grande esperança do mundo a respeito daqueles que dormem. Ele poderia ter gloriado na ascensão do Senhor; quando ele “levou cativo o cativeiro”, e todos os seus seguidores em glória na sua vitória. Ele poderia ter se gloriado em seu Segundo Advento, e não duvido que ele o tenha feito; pois o Senhor em breve descerá do céu com alarido, e com a voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, para ser admirado por todos os que crêem.

No entanto, o apóstolo escolheu além de tudo isso, o que é o centro do sistema cristão, esse ponto que é o mais atacado por seus inimigos, que é o foco de escárnio do mundo – a cruz, e, colocando tudo um pouco na sombra, ele exclama: “Deus me livre que eu glorie, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.” Saiba, então, que a maior glória de nossa santa religião é a cruz. A história da graça começa cedo e vai adiante, mas no seu ponto médio está a cruz. De duas eternidades esta é a dobradiça: de decretos passados e glórias futuras este é o pivô. Vamos vir para a cruz, hoje, e pensar sobre isso, até que cada um de nós, no poder do Espírito de Deus, diga: “Deus não permita que eu me glorie, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.”

O que Paulo quis dizer com a cruz? Será que ele não inclui sob este termo, em primeiro lugar, o fato da cruz: em segundo lugar, a doutrina da cruz; e em terceiro lugar, a cruz da doutrina?

Eu acho que ele quis dizer, em primeiro lugar, o fato da cruz. Nosso Senhor Jesus Cristo morreu realmente sobre o madeiro, a morte de um criminoso. Ele estava literalmente morto em cima de uma árvore, amaldiçoado na estima dos homens. Peço-lhe que perceba como o apóstolo coloca – Em suas epístolas ele às vezes diz “Cristo”, em outro momento “Jesus,” freqüentemente “Senhor,” muitas vezes “nosso Senhor” “na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.”; mas aqui ele diz “nosso Senhor Jesus Cristo.” Há uma espécie de pompa de palavras nesta descrição completa, como se em contraste com a vergonha da cruz. Os termos são destinados em alguma pequena medida para expressar a dignidade daquele que foi posto sob uma morte tão ignominiosa. Ele é o Cristo, o ungido, e Jesus o Salvador; Ele é o Senhor, o Senhor de tudo, e ele é “o nosso Senhor Jesus Cristo”. Ele não é um Senhor sem súditos, pois ele é “nosso Senhor” “nosso Senhor Jesus Cristo.”; nem ele é um Salvador sem os salvos, pois ele é “nosso Senhor Jesus”; nem tem a unção para si mesmo, para todos nós termos uma participação nele como “nosso Cristo”: em tudo ele é nosso, e foi assim sobre a cruz.

Mas, em seguida, eu disse que Paulo glorificou a doutrina da cruz, e assim foi. O que é que a doutrina da cruz, da qual está escrito que é “loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus e sabedoria de Deus”? Em uma palavra, é a doutrina da expiação, a doutrina de que o Senhor Jesus Cristo foi feito pecado por nós, pois Cristo foi oferecido uma vez para tirar os pecados de muitos e que Deus o colocou adiante, a ser a propiciação pelos nossos pecados . Paulo diz: “Quando éramos ainda sem força, no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios”; e outra vez: “Agora, na plenitude dos tempos ele apareceu para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.” A doutrina da cruz é a do sacrifício pelo pecado: Jesus é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. “Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

A doutrina é a de uma plena expiação feita, e o maior resgate pago. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Em Cristo na cruz, vemos o Justo morrendo pelos injustos, que leva-nos a Deus, o inocente carregando os crimes dos culpados, para que pudessem ser perdoados e aceitos. Essa é a doutrina da cruz, da qual Paulo nunca se envergonhou.

Isso também é uma parte necessária da doutrina: que todo aquele que crê é justificado de todo pecado; que todo aquele que confia no Senhor Jesus Cristo é nesse momento perdoado, justificado e aceito no Amado. “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado”. Que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna “a doutrina de Paulo é: “Não é pelo que quer, nem pelo que corre, mas de Deus que usa de misericórdia”; e foi o seu ensinamento constante que a salvação não é por obras, nem por cerimônias, mas simplesmente e apenas crendo em Jesus. Nós aceitamos por um ato de confiança que a justiça que já está concluída e completa pela morte de nosso bendito Senhor sobre a cruz.

Aquele que não prega a expiação pelo sangue de Jesus não prega a cruz; e quem não declarar a justificação pela fé em Cristo Jesus, errou o alvo por completo. Esta é a própria entranha do sistema cristão. Se o nosso ministério for sem sangue ele é sem vida, pois “o sangue é a vida do mesmo.” Aquele que não prega a justificação pela fé não conhece a doutrina da graça; Porque a Escritura diz: “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça; até o fim de que a promessa seja firme a toda a semente. “Paulo gloriou-se tanto na verdade da cruz e na doutrina da cruz.

Mas o apóstolo também glorificou a cruz da doutrina, pela morte do Filho de Deus na cruz é o cerne do cristianismo. Aqui está a dificuldade, a pedra de tropeço e rocha de escândalo. O judeu não podia suportar um Messias crucificado: ele olhou para pompa e poder. cerimónias numerosas e várias abluções e sacrifícios, foram todos eles postos de lado e nada restou, só um sangramento Salvador? À menção da cruz, a filosofia grega sentiu-se ofendida e difamou o pregador como um tolo. Com efeito, ele disse, “Você não é um homem de pensamento e do intelecto; você não está a par dos tempos, mas estão na lama das profecias antigas. Por que não avançar com as descobertas do pensamento moderno? “O apóstolo, ensinando um fato simples que uma criança pode compreender, encontra nele a sabedoria de Deus. Cristo na cruz trabalhando para a salvação dos homens era mais para ele do que todas as palavras dos sábios.

E o romano, que não daria nenhuma atenção ou veria qualquer valor em um judeu morto, um judeu crucificado! Esmagando o mundo sob seu bastão de ferro, declarou como seus romances que nada ganharia dos deuses de seus pais. Paulo não empalideceu diante da resposta afiada e prática dos conquistadores do mundo. Ele não tremeu diante de Nero em seu palácio. Se grego ou judeu, Romano ou bárbaro, escravos ou livres, ele não estava envergonhado do evangelho de Cristo, mas glorificou-se na cruz. Embora o testemunho de que a toda-suficiente expiação foi oferecida na cruz agita a inimizade do homem, e provoca oposição, contudo Paulo estava tão longe de tentar mitigar essa oposição, que ele determinou que não sabe nada senão a Jesus Cristo e este crucificado. Seu lema era “Nós pregamos a Cristo crucificado.” Ele tinha a cruz por sua filosofia, a cruz por sua tradição, a cruz de seu evangelho, a cruz para a sua glória, e nada mais.

Extraído de sermão pregado 13 de setembro de 1885

Por: Charles H. SpurgeonCopyright © 2016 For the Church. Original: To Glory in The Cross Alone

Comentários

comentários