PORQUE DELE E POR ELE – DIANTE DO TRONO
14 de setembro de 2017LIVRES | JULIANO SON | ALEGRIA DO SENHOR
18 de setembro de 2017Como Tocar Bateria – Definindo as Viradas
No artigo de hoje da série Como tocar Bateria, vou abordar o tema: Definindo as viradas.
As viradas são transições que utilizam várias peças da bateria, senão toda ela, com o propósito de destacar momentos rítmicos específicos na música ou até mesmo produzir um efeito sonoro diferente.
Conceitualmente podemos pensar nas viradas como um indicador de que algo diferente acontecerá na música.
As viradas e a gramática
Gosto de comparar o uso das viradas ao uso que a vírgula tem em nossa gramática me limitando a dois de seus principais objetivos:
- Marcar pausas e;
- Enfatizar ou separar expressões dentro de uma oração.
Da mesma forma as viradas “marcam” uma pausa (neste caso não estou falando do silêncio musical propriamente dito, mas de um “respiro” no fluxo corrente) ou mudança no que está acontecendo na música.
Este “respiro” pode indicar:
- O começo ou fim de uma estrofe;
- O começo ou fim do coro;
- O começo ou fim de um interlúdio ou até mesmo;
- O retorno ao início da música ou o fim dela.
Todas estas transições podem e são marcadas por viradas no início destas ocorrências.
Vale lembrar que assim como uma vírgula, colocada em lugar errado na frase, pode mudar completamente seu sentido e propósito, uma virada executada em lugar e momento errados na música podem comprometer a adoração da igreja.
Em que momento estas transições ocorrem?
Se você ouvir qualquer música vai perceber que a cada 4 ou 8 compassos (as vezes a cada 12 ou 16 compassos), ocorre uma mudança na estrofe, um interlúdio ou até uma alteração na dinâmica.
São nestes ciclos de compassos que as viradas são aplicadas e ajudam a indicar o momento exato destas ocorrências cooperando com todo o arranjo da música e com a melhor compreensão da mensagem que deve ser transmitida por ela.
Composição das viradas
Os elementos utilizados nas viradas e que o compõe são os rudimentos. Falaremos mais especificamente deles em outra matéria.
Mas segue alguns dos que são comumente usados:
Rulo simples
Rulo Duplo
Paradiddles
Concluindo
O objetivo principal das viradas não é demonstrar a capacidade técnica do baterista, apesar de essencial, mas sim indicar onde as mudanças já mencionadas são necessárias.
É sempre muito conveniente destacar que o equilíbrio e bom senso sempre devem ser aplicados no uso de qualquer técnica, pois o mais importante não é o que sabemos fazer, mas a mensagem das Escrituras expressa por meio da música.
Salmos 33.3
Cantai-Lhe um cântico novo; tocai com habilidade e alegria – Almeida 21
Jefferson hilário