Adoração centrada em Deus

Adoração centrada em Deus

Uma das questões mais importantes que uma pessoa pode sempre perguntar é “quem ou o que estou adorando?” Em Romanos 1.21-23, Paulo diz que adorar algo ou alguém que não seja o verdadeiro Deus é evidência de pensamento inútil, de um coração escurecido, e o abandono da sabedoria. Quando o homem caído – à parte de Cristo – é muito religioso, ele é muito rebelde.

Um dos propósitos de Deus em resgatar pecadores é a recuperação de Sua verdadeira adoração (ver Jo 4.21-24). Como cristãos, nós contamos tanto com nosso dever como com o prazer de adorar o Deus que nos salvou de nossos pecados. Mas quem é esse Deus? Ele é o Deus trino – Pai, Filho e Espírito Santo. Este é o Deus em cujo nome somos batizados (Mt 28.18-20) e por cujo nome somos abençoados (2 Co 13.14). Nós não adoramos três deuses. Nós adoramos um Deus. Neste único Deus existem três pessoas distintas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cada pessoa não é uma parte do único Deus. Como o teólogo reformado A. A. Hodge, explica: “Pai, Filho e Espírito Santo são cada um igualmente um Deus, e que a essência divina indivisível e todas as perfeições e prerrogativas divinas pertencem a cada [pessoa] no mesmo sentido e grau.” Como, então, são as três pessoas distintas uma da outra? A Confissão de Fé de Westminster 2.3 declara: “O Pai não é de ninguém, nem gerado ou procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho “. Como Hodge explica, Pai, Filho e Espírito” são revelados em uma determinada ordem de subsistência e de operação”.

Louis Berkhof disse que a doutrina da Trindade está “além da compreensão do homem.” Mas se está além da nossa compreensão, não está fora da nossa apreensão. Este Deus, afinal, é o Deus que adoramos. Se o nosso Deus se revelou como trino, então certamente devemos adorá-lo de acordo com sua auto-revelação. Para fazê-lo, então, temos de saber o que a Bíblia nos fala sobre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Tomemos meditações de Paulo em Efésios 1.3-14 como nosso guia.

O que podemos dizer de Deus Pai? O Pai “nos abençoou” (v. 3). O Pai é a fonte ou origem de cada uma das “bênçãos espirituais” que você e eu gostamos como crentes. Além disso, o Pai “escolheu-nos”, e “antes da fundação do mundo” (v. 4). O Pai definiu Seu amor eletivo em nós antes que o mundo existisse. Ele fez isso não porque fomos adoráveis ou porque previu que poderíamos ser adoráveis. Em vez disso, nós fomos “predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade” (v. 11). O Pai, além disso, em “amor … nos predestinou para adoção” (v. 4-5). O “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” nos escolheu – nós, que estávamos “mortos em delitos e pecados” (2.1) – para sermos Seus filhos adotivos. Abençoado, escolhido, adotado – refletindo sobre estes dons o pastor reformado holandês Wilhelmus à Brakel observou, “produz no crente um molde infantil que faz com que a alma se aprofunde na humildade.” É seu objetivo desenvolver este quadro a cada semana no culto público a Deus?

O que podemos dizer de Deus o Filho? Observe quantas vezes Paulo usa alguma forma da frase “em Cristo” nesta passagem – pelo menos sete vezes. O ponto da escritura é certamente que o Pai derramou Sua bondade sobre nós no Filho. É em união com Cristo que os crentes experimentam os benefícios da salvação que o Pai determinou para eles desde a eternidade. Este Jesus – maravilha das maravilhas – em nossa natureza, derramou Seu próprio sangue para que pudéssemos ter “redenção, a remissão dos pecados” (Ef 1.7.). O Filho fez isso, Paulo escreve mais adiante nesta carta, porque Ele “amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (5.25). Em Cristo, também nos foi dada uma “herança” eterna (1.11). Nós somos “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8.17). Porque o Pai deseja que Seu Filho seja glorificado no plano de redenção (cf. Ef 1.10), os crentes foram “predestinados para serem conformes à imagem de seu Filho” (Rm 8.29). Por que, então, nos reunimos semanalmente no culto público de Deus? Para se tornar mais e mais semelhantes a Cristo. É este o seu objetivo?

O que podemos dizer de Deus, o Espírito? O Pai, Paulo nos diz: “nos abençoou em Cristo com toda a bênção espiritual nas regiões celestiais.” Quando você vê a palavra “espiritual” em suas traduções, muitas vezes você pode tomar o seu lápis e escrevê-la com “E” maiúsculo. A Escritura está nos dizendo aqui que o Pai nos concedeu essas bênçãos, em Cristo, pelo Espírito Santo. Na verdade, todo pecador, respondendo com fé ao “evangelho da salvação”, é “selado com o Espírito Santo prometido” (Ef 1.13). O ministério glorioso do Espírito Santo é a de manter e preservar-nos “para o dia da redenção” (4.30). Assim, podemos ter certeza de que nós certamente podemos tomar plena posse da nossa herança prometida (1.14). O ministério da habitação do Espírito Santo fortalece e nos protege até aquele dia (cf. Ef 3.16). Ele é um amigo próximo, constante, fiel e vigilante. Quando você se reúne para o culto público a Deus, você percebe que qualquer lucro que você espera receber virá a você pelo Espírito Santo? Será que essa percepção molda a forma que você ora por si mesmo e pelas outras pessoas antes, durante e após o culto público?

É possível para um cristão ser trinitário em teoria, mas ter uma prática unitária. Nós servimos a um Deus, cuja obra de salvação revela Sua natureza trina. Como aqueles escolhidos pelo Pai, redimidos pelo Filho e habitado pelo Espírito, adoremos, de tal forma a manifestar a glória do nosso grande Deus.

Por: Guy Waters. Copyright © 2012 Ligonier Ministries. Original: God-centered Worship

Comentários

comentários