Por que o canto congregacional hoje é mais importante do que nunca
23 de outubro de 2018O objetivo da Música na Igreja – Por Samuel Fratelli
25 de outubro de 2018Um dos grandes inimigos com o qual lidamos no ministério é o orgulho. Muitas vezes por medo de nos orgulhar, nos escondemos e deixamos de viver o que Deus preparou para nós. Por outro lado, se não cuidarmos, podemos nos orgulhar do que somos e por isso entrar num caminho de queda.
A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda. Provérbios 16:18
Cremos que existe um ponto de equilíbrio, onde caminhamos em humildade e avançamos exponencialmente no nosso destino em Deus. Deixamos aqui alguns pontos para sua reflexão, que podem te ajudar a vencer o orgulho.
1- Crescer no conhecimento de Deus:
Conhecer a Deus alinha a nossa perspectiva de quem somos e dos nossos atributos e habilidades. Muitas vezes nos vemos por uma ótica distorcida pela falta do conhecimento do nosso criador. Ao conhecê-lo compreendemos que o que somos e temos, nos foi dado por Ele para cumprirmos a nossa missão.
Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 1João 3:1
2- Reconhecer quem é você e quem é Deus:
Ao reconhecermos a grandeza de Deus e que fomos criados à sua imagem e semelhança, compreendemos claramente quem somos de fato. Muitas vezes vivemos o orgulho maquiado de falsa humildade. Ser humilde é compreender e ser exatamente quem fomos criados para ser, nada mais e nada a menos.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
3- Render-se a Deus:
A palavra de Deus nos instrui a nos humilharmos diante de Dele e desta forma Ele nos exaltará. O orgulho nos conduz à auto-exaltação, e isso não está de acordo com os princípios de Deus. Ao nos rendermos à Ele, reconhecemos Seu favor e Sua obra linda em nós e através de nós.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12
4- Conscientizar-se de da necessidade constante de ser aperfeiçoado:
Precisamos nos lembrar sempre que estamos num processo que não chegou ao fim. Estamos sendo aperfeiçoados diariamente, nos tornando cada vez melhor pela graça de Deus e mais parecidos com Jesus.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6
5- Nutrir um coração de aprendiz:
Quando julgamos saber tudo, estacionamos e por isso atrofiamos. Todos os dias, temos a oportunidade de aprender coisas novas e desta forma vamos crescendo. Nutrir esse anseio é uma chave poderosa para evoluirmos constantemente.
Você já teve ou tem dificuldades nesta área? Esperamos que este texto possa te edificar e auxiliar em sua caminhada.
Deus o abençoe.