Resposta ao amor de Deus
12 de junho de 20205 dicas para desfrutar do lugar secreto
17 de junho de 2020“E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si (1) fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. E acontecia que, (2) saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava. E (3) falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faz subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste:Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que (4) me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.” (Ex 33.7-15)
1. Fora do arraial
Lugar secreto é fundamental na vida de um líder.
“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mt 6.6).
2. Liderar é influenciar
Jesus era uma pessoa do lugar secreto , ele é o nosso maior exemplo.
“Porém o que se dizia a seus respeito cada vez mais divulgava, e grandes multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades. Ele porém se retirava para lugares solitários e orava” (Lc 5.15,16).
“E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. E caindo a tarde, lá estava ele, só” (Mt 14.23).
“À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. Toda a cidade estava reunida à porta. E ele curou doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era” (Mc 1.32-34).
3. Lugar de intimidade com Deus
Lugar onde vamos ouvir claramente a Deus, lugar de revelação da pessoa de Deus.
“Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Nm 12.8).
Neste lugar somos:
- Abastecidos
- Alimentados
- Somos conduzidos à profundidade em Deus
- Encontramos pontos de equilíbrio – muita exposição gera desequilíbrio (pode gerar distorções em nossa identidade em Deus)
- Compreendemos a nossa verdadeira identidade (no secreto, não há comparativos)
4. Alinhados aos propósitos de Deus
Somente na presença de Deus, discernirmos e compreendemos os Seus planos e propósitos para nossa existência.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55.8-9).
Conclusão:
A palavra de Deus nos instrui a construirmos a nossa casa sobre a rocha, ou seja, em firme fundamento. A nossa história precisa ser fundamentada e conduzida por Deus.
Somente assim nos tornaremos filhos de Deus, fazedores de história.
Por: Christie Tristão