Preparação Física do Baterista

Preparação Física do Baterista
"A ideia deste artigo não é transformar ninguém em um atleta profissional, mas despertar para a semelhança das atividades, sobretudo despertar para a importância de um preparo adequado e principalmente despertar para a adoção de uma disciplina que todo músico baterista deve ter e deve desenvolver".

1 Coríntios 9.25 E todo atleta exerce domínio próprio em todas as coisas…

Almeida 21

​Aproveitando o clima de Copa do Mundo (Apesar do Brasil ter sido eliminado nas 8ªs de final), o inspirador texto da Christie;

O QUE PODEMOS APRENDER COM A COPA?

E também minha vida pregressa como atleta profissional (pratiquei atletismo até 1997) quero falar da importância da preparação física para o baterista.

Sempre damos muita ênfase na importância técnica para tocar bateria, mas uma vez que tocar bateria é também uma atividade física, motora (mecânica) e psíquica (intelectual), precisamos de orientações que contemplem o condicionamento físico, pois tocar bateria envolve uma intensa atividade dos membros superiores (braços), inferiores (pernas) e praticamente todas as articulações. Joelhos, cotovelos, ombros, pulsos, tornozelos e metatarsos.

A ideia deste artigo não é transformar ninguém em um atleta profissional, mas despertar para a semelhança das atividades, sobretudo despertar para a importância de um preparo adequado e principalmente despertar para a adoção de uma disciplina que todo músico baterista deve ter e deve desenvolver.

O que é condicionamento Físico?

Basicamente é todo trabalho planejado e executado sob orientação com a finalidade de preparar, melhorar e aumentar o rendimento em qualquer atividade física.

É importante entender que esta área é fundamental para o desenvolvimento técnico pois é ela que dá toda a condição para que a técnica adquirida seja utilizada em sua plenitude.

A falha na preparação física compromete toda a capacidade de execução futura além de causar dores muitas vezes insuportáveis.

Portanto, muita atenção aos dois elementos que vamos tratar brevemente.

Quais são então os elementos essenciais que os bateristas precisam saber e praticar?

 Alongamento e Aquecimento

Alongamento

São exercícios que tem por finalidade aumentar o cumprimento muscular. Isto é, a flexibilidade.

A importância destes exercícios se dá principalmente por aumentar a amplitude e capacidade muscular e consequentemente facilitar os movimentos.

Visto que o baterista executa muitos movimentos repetitivos, normalmente por um longo período, e precisa realiza-los com precisão e velocidades compatíveis, o alongamento melhora substancialmente o desempenho. Assim como a falta do mesmo compromete o desempenho.

Observe que a dificuldade de execução e melhora de muitos rudimentos pode estar relacionada a falta de alongamento.

Nunca se esqueça que tocar bateria é uma atividade física, motora (mecânica) e psíquica (intelectual) e como tal é de estrema necessidade que o baterista aprenda a fazer alongamentos musculares.

Os alongamentos devem ser feitos antes e depois (como prevenção de lesões) de tocar.

Aquecimento

Toda atividade física deve ser precedida por uma preparação muscular antes que os mesmos sejam submetidos ao esforço ou ao seu limite. Chamamos isto de aquecimento.

Todos temos uma capacidade de utilização muscular que pode ser desenvolvida, aumentada e otimizada por meio de exercícios específicos. Em nosso caso estamos falando dos exercícios para bateria.

Esta capacidade muscular pode ser subutilizada se não for precedida de um bom aquecimento pois, além do aquecimento proporcionar as condições adequadas de utilização da capacidade máxima da musculatura, previne muitas lesões.

Em outras palavras, você pode ser capaz de tocar em alto nível de performance, mas se não aquecer adequadamente não irá executar tudo que pode da maneira que pode.

Muitos bateristas falham em suas performances por não darem a atenção devida ao aquecimento.

Isto pode afetar, por exemplo, a manutenção do andamento de uma música.

Você já passou por situações onde não conseguiu manter o andamento de uma música? Eu já.

No momento você percebe que não está cansado e sabe o que deve ser feito, mas os braços e as pernas não acompanham…

Isto pode ser reflexo da falta de aquecimento.

Exercícios

Segue abaixo alguns exercícios que você deve praticar regularmente que vão te ajudar a melhorar suas condições físicas e aplicar as ideias que surgirem com mais facilidade.

 

Preparação Física do Baterista

Preparação Física do Baterista

Faça exercícios e alongamentos com frequência e me conte os resultados após alguns dias ou semanas de prática.

Meu propósito sempre é contribuir com a ampliação de seus conhecimentos, isto também amplia os meus, e te despertar a se aprofundar nos assuntos que abordamos superficialmente aqui.

Aguardo suas dúvidas e sugestões nos comentários. Terei prazer em responder.

… tocai com habilidade e alegria Salmo 33.3 – Almeida 21

Por: Jeferson Ilário 

Comentários

comentários