Por que Sião é tão importante?

Por que Sião é tão importante?

“Seu santo monte, belo e sobranceiro, é a alegria de toda a terra; o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei” (Sl 48.2).

Quando Davi avistou Jerusalém, ele foi de encontro a algo espiritual de significado profético há séculos. Jerusalém esteve na mente de Deus por um longo tempo. É uma cidade cuja profunda história espiritual começa cerca de mil anos antes de Davi, na época de Abraão.

A primeira menção de Jerusalém na Bíblia ocorre em Gênesis 14, num momento em que Ló tinha sido levado cativo por forças invasoras. Em uma vitória militar impressionante, Abraão resgata Ló de seus captores e o leva de volta para casa em segurança. Após seu retorno, Melquisedeque saiu ao encontro de Abraão e abençoou. Melquisedeque era o rei de Jerusalém (Salém) e também o sacerdote do Deus Altíssimo (ver Gn 14.14-24). Sião era a região mais segura de Jerusalém e, portanto, sua mais antiga região – a “cidade velha”- podemos concluir que o trono de Melquisedeque era em Sião (mesmo que não fora chamada Sião na época). Poderíamos dizer, portanto, que Melquisedeque saiu de Sião a fim de abençoar Abraão.

Houve um segundo episódio com Abraão que relaciona-se com Sião. Quando Abraão levou seu filho, Isaque, ao Monte Moriá, amarrou-o e colocou-o em um altar improvisado (ver Gn 22). Abraão está por realizar o que Deus havia ordenado: sacrificar seu único filho. Uma voz do céu o deteve e, em vez do sacrifício de Isaque, Deus providenciou um carneiro para o holocausto. Isso tudo aconteceu em Moriá.

Moriá é uma colina dentro dos limites da cidade de Jerusalém contemporânea. Era o lugar onde Salomão construiu seu templo, e hoje é o lugar da Mesquita de Omar (a Cúpula da Rocha). Então, quando Abraão estava em Moriá, ele estaria dentro da região de Sião e na sede do governo de Melquisedeque.

Melquisedeque foi o primeiro sacerdote de Deus que aparece nas Escrituras, e não foi por acaso que o seu trono era em Sião (chamado Salém na época). Jesus Cristo foi mais tarde declarado como sendo um sacerdote da ordem de Melquisedeque (Sl 110.4). Como tal, Jesus é o legítimo herdeiro do trono de Sião.

A Bíblia traça uma linha de propósito profético entre Melquisedeque e Jesus Cristo (ver Hb 5-7). Davi entrou na matriz desse propósito divino quando ele escolheu, sob a direção do Espírito Santo, conquistar Sião.

E como Melquisedeque antes dele, Davi foi chamado por Deus para funcionar tanto em uma capacidade real como sacerdotal. É por isso que vemos Davi colocando uma estola de linho sacerdotal, que era uma peça de vestuário para os sacerdotes usarem na procissão da arca a Sião (1 Cr 15.27). Como um rei, Davi estava reivindicando também ser um sacerdote. Sabemos, contudo, que Davi não estava fingindo ser um sacerdote levítico já que ele não era da tribo de Levi. Qual o seu sacerdócio, então? Existe apenas uma possibilidade restante. Claramente, Davi viu a si mesmo servindo ao Senhor como um sacerdote da ordem de Melquisedeque, um sacerdócio que é tanto sacerdotal como real. Davi não tinha o direito de servir como sacerdote na ordem Aarônica, mas como um sacerdote da ordem de Melquisedeque foi lhe dado permissão divina para colocar a arca em campo aberto, se sentar junto dela, e ministrar ao Senhor.

Ao servir nesta posição sacerdotal, Davi mostrou que o Messias iria servir a Deus no mesmo sacerdócio. É por isso que Davi escreveu:

“O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Sl 110.4).

O zelo de Davi por Sião estava enraizado em seu entendimento de que um dia o Messias iria governar em Jerusalém como um Sacerdote/Rei, assim como Melquisedeque fez séculos antes.

Jerusalém é uma cidade como nenhuma outra! Ela tem a distinção de ser o único lugar na terra que Deus escolheu como sua casa eterna (cf. Sl 132.13-14). É por isso que a história gira em torno desta cidade e os planos de Deus para ela. Existem pelo menos 685 cidades na terra com uma população maior do que Jerusalém, e ainda assim Jerusalém faz manchetes internacionais consistentemente mais do que a maioria delas. Qual é o negócio com Jerusalém? Por que é a cidade mais importante na terra? O que a torna tão diferente de outras cidades?

A resposta é que os olhos e os interesses de Deus são pregados sobre Jerusalém e, consequentemente, também os olhos de Satanás. Nenhum lugar da Terra corresponde a Jerusalém na intensidade da atenção celeste e da guerra espiritual.

Sião e Jerusalém

O nome de Sião foi usado inicialmente na Escritura para a pequena cidadela dentro de Jerusalém, onde Davi colocou o seu trono. Ao longo do tempo, no entanto, o Espírito Santo começou a ampliar o conceito de Sião na Escritura que às vezes Sião se refere a tudo de Jerusalém (por exemplo, o Sl 76.2), ou mesmo a toda nação de Israel (por exemplo, Is 3.16). Quando Sião é mencionada na Bíblia, portanto, o significado preciso do termo pode variar um pouco dependendo do contexto.

Eu acho a seguinte definição útil: Sião é Jerusalém, especialmente em relação à sua herança de Davi. Por “sua herança de Davi”, quero dizer a promessa de Deus para estabelecer o Filho de Davi sobre o trono de Sião para sempre (Sl 89.3-4, 29, 35-37; 132.11-18).

Deus disse sobre Sião:

“Pelo amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa” (Is 62.1).

Não admira que Jerusalém esteja nos noticiários quase todos os dias! O próprio Deus trabalha sem descanso até que a justiça e a salvação de Jerusalém brilhe na terra.

A salvação de Jerusalém não é vista nem remotamente no momento. Homens olham para ela hoje e vêem opróbrio, contenda, teimosia e guerras religiosas. O que será necessário para transformar Jerusalém de sua condição atual para uma cidade que brilha diante de toda a terra? Só uma coisa pode efetuar esse tipo de transformação física, o retorno de Jesus Cristo. Somente quando Jesus estabelecer Seu trono em Sião Jerusalém irá tornar-se um louvor em toda a terra (ver Is 62.7).

Sião: Capital Política e da Adoração

Deus escolheu a fortaleza mais impenetrável em toda a terra de Canaã como a sede geográfica do trono e autoridade de Cristo. A reputação de Sião como invencível refletia a natureza duradoura do Reino de Cristo.

“Seu reino não será destruído, e o seu domínio durará até o fim” (Dn 6.26).

Davi estabeleceu o seu trono em Sião como uma declaração profética que, eventualmente, seu Filho, o Messias, iria reinar nesse exato lugar. No tempo de Davi, Sião foi a sede governamental para o trono de Davi. Usando um termo americano, Sião foi a “Casa Branca” de Davi.

Uma vez que ele estabeleceu sua capital política em Sião, Davi, em seguida, usou sua autoridade para estabelecer Sião como um lugar para adoração ao Senhor 24/7 (1 Crônicas 25). Davi entendeu o padrão de culto nos lugares celestiais (Sl 119.96). Ele observou que, sempre que o trono de Deus está estabelecido há adoração incessante diante dEle. Para cumprir esse padrão divino, Davi inaugurada a adoração e oração 24/7 na fortaleza de Sião. Essa casa de oração 24/7 representava a adoração e louvor que irão surgir incessantemente para Jesus quando Ele voltar à Terra e colocar o Seu trono em Sião. Este culto de estilo davídico continuará em Sião para sempre.

Sião, portanto, representa duas coisas:

• A sede da autoridade governamental;

• A sede da adoração incessante.

Quando Davi conquistou Sião, era para que ele pudesse estabelecer ambas as realidades de Sião em sua devida ordem. Estamos assistindo a um fenômeno sem precedentes ocorrendo na Terra agora. Casas de oração 24/7 estão surgindo por toda a terra. Como adoração incessante é estabelecida perante o Senhor Deus, ele fornece um ambiente onde a autoridade governamental de Cristo na terra possa ser exercida. E o inverso também é verdadeiro: sempre que o reino de Deus é estabelecido com autoridade em uma região, casas de oração 24/7 são edificadas ali.

Primeira Ordem de Negócios de Davi

Davi foi prometido por Samuel que seria rei de Israel, mas isso não aconteceu de uma vez. Primeiro, ele passou cerca de dez anos sendo refinado no deserto. A última parte desse tempo foi no exílio na terra dos filisteus. Uma vez que sua preparação foi completa, lhe foi dado o reino de Israel em duas etapas.

Na primeira etapa, Davi foi coroado rei só da tribo de Judá. Sendo ele mesmo da tribo de Judá, seus familiares foram os primeiros a coroá-lo. Ele reinou sobre Judá sete anos a partir da cidade capital de Hebrom, enquanto Isbosete, filho de Saul, reinou sobre as outras onze tribos. Durante esse tempo, Jerusalém estava dentro dos limites da tribo de Benjamim, e estava, portanto, fora da jurisdição de Davi.

Sete anos mais tarde Isbosete morreu. E as onze tribos de Israel se reuniram e pediram a Davi para reinar sobre todas as doze tribos de Israel. Nos 33 anos seguintes, Davi foi rei sobre toda a nação.

Uma vez que Davi foi coroado rei das doze tribos, Jerusalém ficou sob sua jurisdição. Davi tinha esperando por esse momento e imediatamente iniciou a ação sobre Sião.

Ao ler as passagens bíblicas abaixo, observe como um evento seguido do outro. Primeiro veio a coroação de Davi como rei.

“Representantes de todas as tribos de Israel foram dizer a Davi, em Hebrom: “Somos sangue do teu sangue. No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o Senhor te disse:‘Você pastoreará Israel, o meu povo, e será o seu governante’”. Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom; o rei fez um acordo com eles em Hebrom perante o Senhor, e eles ungiram Davi rei de Israel. Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e meio, e em Jerusalém reinou sobre todo o Israel e Judá trinta e três anos” (2 Sm 5.1-5).

Eu quero que você observe, agora, o próximo versículo da Bíblia. Qual foi o primeiro ato de Davi como rei de Israel? Olhe isso.

“O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi:“Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você”. Eles achavam que Davi não conseguiria entrar, mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a Cidade de Davi” (2 Sm 5.6-7).

Primeiro veio a coroação sobre as doze tribos; em seguida, veio a conquista de Sião.

A prioridade de Davi como rei de toda a terra de Israel foi se direcionar para a fortaleza de Sião. Claramente, Sião estava em sua mira o tempo todo, porém ele não conseguiu invadir a fortaleza enquanto estava fora de sua jurisdição política. Uma vez que ele tinha a autoridade para fazer algo sobre isso, ele não parou nem por um momento e foi direto para Sião.

Fonte: bobsorge.com

 

Comentários

comentários