The Porter’s Gate Worship Project
12 de janeiro de 2018Conferência Clamor Pelas Nações 2018
15 de janeiro de 2018Como escrever uma música de sucesso?
Talvez o tema deste artigo tenha te causado um certo desconforto pelo uso das palavras “música de sucesso”, por se tratar de um termo que muitas vezes causa repulsa no meio cristão, mas ainda assim te convido a continuar aqui comigo e espero que ao final, possamos chegar a uma conclusão coerente a respeito disso. Sou compositora de música e confesso que por algumas vezes uma questão que me travou foi exatamente esta: Como escrever uma música de sucesso? E porque me travou? Porque o meu conceito não estava fundamentado no verdadeiro significado da palavra sucesso. E é por aí que eu gostaria de partir com você nesta jornada de hoje.
Significado de sucesso
Então qual seria o significado do sucesso? Porque esse assunto é desconfortável para muitos de nós da igreja cristã? Penso que criamos muitos conceitos baseados em falácias que ouvimos ao longo da caminhada, e isso se torna suficiente para fundamentarmos um modo de pensar e agir. Assim como aprendemos “termos cristãos”, os famosos “jargões” e reproduzimos na nossa fala sem muita compreensão, também criamos algumas conclusões ruins a respeito de alguns termos comuns por não se encaixarem no nosso “evangeliquês”. Sem mais delongas vamos procurar entender o conceito de sucesso.
“Sucesso – Êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz. Resultado de um plano, de um projeto etc.”
Esta definição nos deixa claro que sucesso tem a ver com o resultado, ou seja, um resultado positivo de um plano, projeto e etc… Tudo começa pela motivação e propósito, e a partir daí surge a necessidade de traçar um projeto para chegar a um resultado. Dentro deste conceito e ligando ao que citei acima sobre a “repulsa” deste termo no meio cristão, o que acontece é que sempre atrelamos o sucesso à fama, poder e dinheiro . Mas este não é o ponto de partida, e sim a motivação e a compreensão do propósito e então, um êxito nisso.
Alinhando o propósito
Seguindo em frente, de que maneira então podemos alinhar e aplicar esta definição de sucesso, na música cristã? Partindo do ponto do porquê a música cristã existe. De fato, o objetivo da música cristã é alimentar espiritualmente as pessoas. A palavra de Deus nos ensina em Efésios 5 que uma maneira de sermos cheios do Espírito é através da música (salmos, hinos e cânticos espirituais). Então, juntando as peças podemos concluir que uma música cristã de sucesso é aquela que de fato serve de alimento para as pessoas.
A música é uma linguagem universal, seja quando contém palavras ou simplesmente sons, ela carrega consigo uma mensagem. E a grande pergunta que temos que nos fazer constantemente é : o que eu tenho comunicado através das canções que me proponho a escrever? Porque não somos bem sucedidos muitas vezes e nos frustramos na tentativa de escrever uma música de sucesso? Porque a motivação em escrever e fazer algo de sucesso esta centrada em nós mesmos, no reconhecimento do talento, na aceitação e por aí vai. No caso da música cristã, ela tem um propósito muito bem definido e só nos tornaremos bem sucedidos na composição das mesmas se estivermos perseguindo este alvo.
Escrevendo uma música de sucesso
“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. O Senhor faz tudo com um propósito… ”Provérbios 16:1-4
Usando este versículo como base, eu gostaria de entrar numa parte mais prática da nossa caminhada e deixar alguns pontos que podem nortear um caminho para a composição de uma música cristã de sucesso.
- Seja cheio da Palavra de Deus – conforme citei acima, o propósito da música cristã é alimentar as pessoas das coisas de Deus. A palavra de Deus é o nosso alimento, então, se a música carrega os depósitos e verdades da palavra, certamente ela vai servir de alimento.
“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor dos Exércitos.” Jeremias 15:16
- Desenvolva uma relacionamento com Deus genuíno – a Bíblia fala que a nossa boca fala do que o coração está cheio ( Mateus 12:34), e também que do nosso coração transborda palavras, ou seja, eu escrevo e me expresso de acordo com o que tem em meu coração.
“O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.” Salmos 45:1
- Relacione-se com as pessoas, com sua congregação, pois desta maneira você pode compreender o anseio, a verdade do corpo de Cristo, e assim, escrever canções que expressem esta verdade. ( Muitas canções que varreram as nações, elas carregaram este ingrediente).
- Escreva canções baseadas em suas experiências pessoais com Deus, este é um outro ingrediente que traz força pra sua canção e a torna mais forte também. Uma música que fala das coisas de Deus precisa ser fundamentada na verdade. Escreva sobre o que você vive e busca viver.
- Utilize técnicas de composição. Existem estudos científicos que comprovam o que torna uma música mais ou menos acessível. Mais uma vez falando de propósito, o objetivo de escrever uma música , é torná-la acessível às pessoas que necessitam de ouvir a mensagem que ela carrega em si. Eu indico este ponto ao final, simplesmente para um refino de sua composição, no sentido de torná-la acessível às pessoas. Porque eu indico mais para o final? Porque se você começar por aqui, você pode perder totalmente a essência da sua composição por se tornar refém da ferramenta. Sobre este assunto, deixo aqui este link :
Songwriting: Writing Hit Songs
Um compositor bem sucedido
Chegamos ao fim desta reflexão e espero de fato ter contribuído para te incentivar a ser um compositor de propósito e muito bem sucedido na sua missão. Oro a Deus que levante muitos compositores genuínos e verdadeiros na nossa nação, que escreverão canções que não somente vão tocar os sentimentos das pessoas, mas liberarão mensagens transformadoras de vidas. Grande parte do sucesso da nossa missão nunca poderá ser mensurado por indicadores aqui desta terra, tais como: número de ouvintes, seguidores, pessoas que gravaram as canções e etc… Sei que o sucesso maior está sendo computado no céu, e um dia poderemos compreender até onde de fato chegamos como servos do Senhor aqui na terra. Vamos em frente e que venham canções do céu para serem liberadas na terra através de nós. Gostaria de ler aqui seus comentários e ponto de vista a respeito do assunto abordado neste texto.
Deus o abençoe.