10 Erros Que um Compositor Cristão Deve Evitar
9 de novembro de 2016A Megadecibelização do Louvor
16 de novembro de 2016Uma Meditação no Salmo 2:11-12
Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor.
Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho,
quando em breve se inflamar a sua ira.
Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
Servi ao Senhor com temor. . .
Este comando não cancela o Salmo 100:2: “Servi ao Senhor com alegria” Servir ao Senhor com temor e servir ao Senhor com alegria não se contradizem mutuamente. A frase seguinte esclarece numa maneira simples (“alegrar-se com tremor”). Há temor real e alegria real. A razão porque existe um temor real é que existe um perigo real. Nosso Deus é um fogo consumidor (Hebreus 12:29). Sim, os eleitos estão seguros em Cristo. Mas examine a si mesmo, diz Paulo, “para ver se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos que Cristo Jesus está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios. 13:5). “Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Coríntios. 10:12). Confiança em Cristo não é sem zelo. Nossa segurança está enraizada na manutenção diária de Deus, não nas nossas decisões passadas. “[Ele] é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória” (Judas 1:24). Parte de como ele nos mantém é despertando a vigilância diária de descansar em Cristo e não em nós mesmos.
. . . e alegrai-vos com tremor.
O temor não nos rouba a nossa alegria por duas razões. Uma delas é que nos leva a Cristo, onde há segurança. A outra é que, mesmo quando estamos nessa situação a parte do medo que Cristo alivia é a parte destruidora da esperança. Mas ele deixa uma outra parte, a parte que queremos sentir para sempre. Há uma admiração ou espanto ou tremor na presença de uma grandiosidade que queremos sentir desde que tenhamos a certeza de que não irá nos destruir. Este tremor não compete com alegria; é parte da alegria. As pessoas vão a aterrorizantes filmes porque sabem que o monstro não pode entrar no cinema. Eles querem ser assustados, desde que eles estejam seguros. Por alguma razão, é gostoso. Este é um eco da verdade que eles foram feitos para Deus. Há algo profundamente satisfatório sobre ser “amedrontado” quando não podemos ser feridos. É melhor ainda quando o tremor vem da grandeza da santidade.
Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho. . .
Deus é zeloso pelo seu Filho. “Porque te não inclinarás diante de outro deus, pois o nome do Senhor é Zeloso, Deus zeloso é ele” (Êxodo 34:14). Sua ira se acende quando o afeto designado para ele é dado a outro. É claro que há um beijo de Judas. Isso não é o que ele tem em mente aqui. O beijo aqui é o beijo de adoração e de submissão, talvez um beijo nos pés ao reverenciar-mo-nos diante dele. Não há brincadeiras com Deus. Se amamos a outro mais, vamos perecer. Ele será o nosso maior tesouro, ou Ele será nosso inimigo. O lugar mais seguro do universo é aos pés do nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo. Se optarmos a desvencilhar-nos dele por outro tesouro, a sua ira será contra nós.
. . . pois sua ira é rapidamente acendida.
A palavra rapidamente talvez não seja a melhor nesse caso. A palavra pode significar rapidamente no sentido de repentino. Repetidamente na Bíblia, Deus é considerado “misericordioso e piedoso, tardio em irar-se, e grande em beneficencia e verdade” (Êxodo 34:6). “Não rápido em irar-se”, mas “tardio em irar-se”. Portanto, eu estou inclinado a pensar Salmo 2:12 significa “Sua ira pode surgir repentinamente.” Em outras palavras, não brinque com ele na sua paciência, porque de repente pode se acabar, e você será surpreendido em ira. Se você continuar bajulando sua criação e não o seu Filho, de repente, vai encontrar as presas de uma serpente em seu lábios. Não presuma sobre a paciência de Deus.
Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.
O único lugar seguro da ira de Deus está em Deus. Qualquer lugar fora de seu cuidado é perigoso. Ele é o único esconderijo da sua própria ira. Se você o ver como assustador e tentar fugir e se esconder, você não vai encontrar um esconderijo. Não há nenhum. Fora do cuidado de Deus só existe ira. Mas há um refúgio contra a ira de Deus, ou seja, o próprio Deus. O lugar mais seguro da ira de Deus, o único lugar seguro, é Deus. Venha a Deus. Refugie-se em Deus. Esconda-se na sombra de suas asas. Este é o lugar onde vivemos e servimos com uma alegria tremenda. É terrível e é maravilhoso. É como o olho de um furacão — terror por todo o lado e totalmente belo e calmo. Aqui há doce comunhão. Aqui é tranquilo, nessa amorosa comunhão. Aqui falamos a ele como a um amigo. Aqui, ele ministra a nossas necessidades mais profundas. Convido você a vir.
Por: John Piper. © 2006 Desiring God Foundation. Original: Rejoice with Trembling