Adoração e Propósito – Parte 1

Adoração e Propósito

Na Bíblia, sempre que as pessoas encontram-se face a face diante do próprio Deus, Ele quase sempre fala, comissionando-os a algum tipo de atividade no avanço do reino. A verdadeira adoração de Deus é uma atividade catalítica que está inextricavelmente entrelaçada com a missão.

A primeira canção de adoração mencionada na Bíblia foi o cântico de Moisés. Era uma canção tão significativa de adoração que ele está registrado no livro do Apocalipse como ainda sendo cantado na eternidade. No entanto, para Moisés, a adoração não era apenas sobre as músicas para serem cantadas. Era um intercâmbio dinâmico. Durante um grande encontro com Deus na sarça ardente, Deus falou com ele e mandou-o para libertar Israel de suas circunstâncias injustas. Em sua vida, adoração, missão e justiça foram inextricavelmente interligadas.

Quando Josué encontrou Deus antes de atravessar o Jordão, ele teve uma experiência semelhante a de Moisés. Ele percebeu que estava pisando em solo sagrado e tirou os sapatos para adorar. Deus lhe deu uma estratégia para destruir Jericó. Mais uma vez, um encontro na presença de Deus resultou em ação.

Quando Elias encontrou Deus na entrada da caverna e ele ouviu Deus falar com ele em um sussurro suave, ele recebeu um monte de santo recados.

Quando Isaías viu o Senhor “alto e sublime”, ele também ouviu a voz de Deus. Nesta situação, Deus pediu voluntários e o profeta não tinha opção a não ser levantar a mão e dizer: “. Eis-me aqui, envia-me”

Quando Davi estava fora nas pastagens cuidando das ovelhas de seu pai e  desenvolvendo sua habilidade como compositor de adoração, um profeta foi enviado para comunicar o chamado de Deus em sua vida. Mais uma vez, um adorador foi empurrado para as linhas de frente da missão de Deus.

Este padrão existe em toda as escrituras e culmina com a grande comissão em Mateus 28. Quando Jesus apareceu aos seus discípulos depois de sua ressurreição, eles prostraram-se e adoraram-no e, nesse cenário, Ele falou com eles e os enviou para discipular as nações.

Quando um grupo de líderes da igreja em Antioquia estava adorando o Senhor, o Espírito Santo falou com eles, enviando Paulo e Barnabé como uma das primeiras equipes de plantação de igrejas apostólicas.

Na verdade, Jesus simplificou os mandamentos de ‘amar a Deus e amar as pessoas’. O apóstolo João adicionou um toque extra quando ele fez a pergunta: “Como é que vamos acreditar que você é um verdadeiro amante de Deus, se você não está amando ativamente as pessoas? Se tiver dificuldade em amar aqueles que você pode ver, como você será capaz de amar alguém que você não pode ver? ”

O encontro com Deus na adoração verdadeira sempre resultará em Deus amaciar nossos corações para o mundo que nos rodeia e nos enviar para fora para fazer a diferença. É na adoração que ele faz o seu comissionamento.

E mais, é impossível não encontrar em nosso mundo injustiças que dificultem para as pessoas acreditarem que existe um Deus de amor. A beleza da justiça social é que é a nossa oportunidade de eliminar os obstáculos que atrapalham as pessoas de virem à fé.

O nosso louvor moderno se tornou possível através de uma história de ‘remoção de obstáculos’ e em campanha para a justiça na história da igreja. Lembre-se, a palavra “protestante” vem da palavra “protesto”!

As primeiras expressões pré-Reforma do Cristianismo podem ser rastreadas até o século 14, quando John Wycliffe traduziu a Bíblia para o Inglês para que todos pudessem lê-la – não apenas os sacerdotes. Por causa de seus protestos contra as injustiças da Igreja Católica Romana, ele foi queimado na fogueira 70 anos antes de Martinho Lutero nascer.

John Wycliffe influenciou grandemente João Huss, o pioneiro do (pré-reforma) boémia . Eles foram perseguidos porque eles seguiram a lógica de Wycliffe e protestaram, de que cada crente devia ser capaz de cantar no culto e não apenas os sacerdotes. Em 1501, 20 anos antes que Martinho Lutero fosse excomungado da Igreja Católica, a Boémia criou o primeiro hinário, que continha 89 músicas. Eventualmente João Huss foi queimado na fogueira por suas inovações. Estamos onde estamos hoje em adoração corporativa porque as pessoas corajosas como Huss fizeram campanha para o sacerdócio ser ampliado para incluir todos os crentes. Ou, dito de outra maneira, o nosso gênero de adoração tem suas raízes no serviço radical e protestos transformadores. Na verdade, a história da restauração da adoração em toda a reforma está ligada à justiça em cada conjuntura.

Martinho Lutero, o pai da Reforma, não foi apenas um pioneiro da teologia, mas ele também seguiu na tradição dos irmãos da Boémia e escreveu canções para adoradores, incluindo o sempre popular “Castelo Forte é Nosso Deus”. Mas, ele não era apenas um homem de fé; ele era um ativista franco. Sua revelação de Deus também o levou a se envolver na transformação da sociedade, protestando contra o materialismo e o feudalismo e defender a causa em favor da educação.

João Calvino também fez campanha para a canção de fé. Assim como Huss e Lutero, ele fez “lobby” apaixonadamente para que cada crente fosse capaz de participar na experiência de adoração. Portanto, ele atuou como um dos compiladores do Saltério de Genebra em 1539, traduzindo novas músicas que haviam migrado para além das fronteiras. Ele foi, no entanto, muito protetor sobre a nova cultura adoração que estava desenvolvendo e foi rápido para protestar contra o que ele viu como indulgência carnal na instrumentação e harmonia musical no canto da reforma. Não só era um agitador espiritual, mas ele também atuou como um ativista social. Ele foi pioneiro em programas de saúde pública, emprego e nos cuidados de refugiados.

Os peregrinos, puritanos e Quakers que cruzaram o Atlântico no século 17 fizeram isso buscando refúgio da perseguição que estavam vivendo na Europa. Eles fugiram porque sua oposição à corrupção dentro da Igreja da Inglaterra os tornaram alvos de ataque. Como sabemos, eles trouxeram música com eles, incluindo músicas de Isaac Watts e de outros compositores britânicos e europeus. Isaac Watts cresceu em uma família ativista e seu pai estava na prisão durante grande parte da sua educação devido a seus protestos. Mais uma vez, um dos grandes contribuintes para com a canção de fé cresceu com uma experiência de vida onde a adoração e ativismo estavam intimamente ligados.

Malcolm du Plessis

Fonte: www.weareworship.com

Comentários

comentários