Oportunidades

Oportunidades

Fim de ano é sempre um tempo bom para refletirmos e avaliarmos sobre tudo o que vivemos.  Busco observar constantemente a respeito da perspectiva de Deus para as circunstâncias vividas.  Creio que Deus é soberano e que Ele está sempre no controle de todas as coisas,  pois, todas as nossas vivências acontecem para cumprir um propósito.

Neste ano vivenciei circunstâncias diversas e difíceis , sobre as quais eu  tive a oportunidade de escolher a minha perspectiva ou a de Deus para cada uma delas. Tenho procurado pela graça de Deus enxergar as dificuldades como oportunidades dadas por Ele para um fim proveitoso em minha vida. Um dos textos bíblicos que tem feito parte do meu pensamento é este:

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; o caráter aprovado esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5.1-5).

Pra que de fato possamos refletir melhor sobre este assunto, eu gostaria de compartilhar o que encontrei a respeito da raiz da palavra tribulação citada no texto acima:

θλιψις thlipsis  1) ato de prensar, imprensar, pressão 2) metáf. opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas

θλιβω thlibo; v 1) prensar (como uvas), espremer, pressionar com firmeza 2) caminho comprimido 2a) estreitado, contraído 3) metáf. aborrecer, afligir, angustiar

θλιπσις de acordo com sua derivação significa pressão. No seu sentido figurado, é aquilo que pressiona o espírito, aflição. στενοχωρια significou originalmente um espaço estreito, confinado. Denota aflição que se origina de circunstâncias que limitam. No uso, não pode sempre diferenciada de θλιπσις, mas é de forma geral uma palavra mais forte

A bíblia nos diz em 1 Coríntios 1:27 que  “Deus escolheu as coisas loucas  deste mundo para confundir as sábias”.  De fato, os princípios de Deus são contrários aos princípios deste mundo. Este texto de Romanos reflete bem esta realidade, pois, para o mundo, tribulação representa algo  ruim, mas para os filhos de Deus, as tribulações são oportunidades para desenvolvimento de um caráter aprovado e esperança.  Parece antagônico a princípio, mas quando pensamos de que maneira o ouro é depurado, o azeite é extraído da azeitona, concluímos que as pressões e o fogo intenso, produzem algo puro e valioso em nós.

Se refletirmos sobre os momentos em que obtivemos maior crescimento em diversas áreas da nossa vida, bem possivelmente estes estarão ligados à estações em que tivemos que enfrentar desafios e dificuldades.

À medida que conhecemos a Deus , Sua bondade e amor, temos a perspectiva da vida reprogramada de acordo com Seus princípios e sua ótica. Naturalmente, quando estamos passando por momentos difíceis a nossa tendência é de murmurarmos e de fixarmos as nossas forças no problema em si, mas quando compreendemos que o nosso Deus faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem (Rm 8.28) e que as mesmas estão relacionadas aos propósitos Dele para nós, de fato, encontramos força na fraqueza e nos tornamos mais fortalecidos e preparados para ir em frente.

Percorrendo a bíblia a respeito do assunto , me deparei com este trecho da carta Paulo aos Tessalonicenses:

“Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês e isso é justo, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor de todos vocês uns pelos outros. Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demonstrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando. Elas dão a prova do justo juízo de Deus e mostram o seu desejo de que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo” (2Tessalonissenses 1.3-5).

Creio que este texto ilustra perfeitamente a respeito deste assunto sobre o qual estou escrevendo. O apóstolo Paulo fala sobre fé crescente e  amor aumentado, de um povo que demonstrou confiança e perseverança ao passar por perseguições e tribulações.  A maneira de encarar a vida, nossas decisões e atitudes  definem o nosso futuro. Há um fim proveitoso para todas as nossas vivências, e ao escolhermos  olhar pra vida desta maneira avançamos em graça para o alvo sem nos desviar da rota.

Nesta semana eu e meu esposo tivemos um almoço com um casal de amigos e neste encontro conversamos a respeito deste ano.  Tantos desafios vivemos como povo brasileiro, como igreja brasileira, sendo que muitos destes seriam boas justificativas para encerrarmos o ano tristes e desanimados. Mas, chegamos  à conclusão, de que encerraríamos o ano cheios de esperança, pois, apesar de todas as lutas, o Senhor não nos desamparou em momento algum , e fez das dificuldades oportunidades para crescermos e experimentarmos Sua bondade, graça e amor.

Deus é fiel!!!!!!! Ele não muda, seu amor, bondade, misericórdia e força não mudam!!!!!! Viver pela fé é extrair da tribulação esperança e crescimento, é crer que apesar de aos nossos olhos humanos as perspectivas serem péssimas, aos olhos de Deus tudo isso vai cooperar para um fim proveitoso.

Encerro o ano assim, com o coração agradecido por tudo o que Deus permitiu, feliz, leve e cheia de esperança pelas oportunidades que vivi e pelas que virão no próximo ano. O meu alvo para 2016 é exercer a gratidão em todos os 366 dias (ano bissexto), e buscar estar alinhada em todo o tempo com a perspectivai de Deus por tudo o que está por vir. Vamos aproveitar cada momento que Deus nos proporcionará pela sua eterna soberania, bondade e amor.

Feliz 2016 para todos, e que:  “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém” (2Coríntios 13.13).

Comentários

comentários