A Perspectiva de Deus

Perspectiva de Deus

“A nossa perspectiva da vida é determinada por um conjunto de fatores interiores e exteriores que são construídos e depositados em nós através das nossas vivências. “

Aqui está a cena: passando por uma avenida de carro, um casal percebe um movimento diferente que alterou o trânsito e logo  vê à sua frente um poste de luz ao chão. Imediatamente comentam a respeito de suas conclusões ao verem a cena: 1) Uau, será que houve algum acidente de carro aqui que jogou este poste no chão? 2) Que legal,  eles estão colocando novos postes na rua!

Interessante neh?! A mesma cena e duas perspectivas completamente diferentes. Isso me levou a refletir a respeito deste assunto, ou seja,  a maneira pela qual traduzimos ou interpretamos o que vemos individualmente. Cada um de nós é um indivíduo específico que possui uma leitura única a respeito da vida e de suas diversas situações.

Certamente Deus nos criou seres únicos, cada um com  suas  características próprias, com uma visão singular. Sabemos também que acima da nossa perspectiva, existe a perspectiva de Deus. Deus não vê como vemos, nem tampouco pensa como pensamos, sua perspectiva é muito mais ampla, alcança o presente, passado e futuro. Normalmente mantemos os nossos olhos e coração no momento, nos esquecendo de que Deus tem um plano perfeito,  sobre o qual envolve vivências fáceis e difíceis sendo que todas tem um fim proveitoso.

A Bíblia nos diz em: Isaías 55.8,9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos que a terra, assim são os meus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (grifo meu). Este texto enfatiza  as palavras “mais alto”, ou seja, está acima , vai além.  Refletindo a respeito disto, me lembrei do texto do Salmo 139, que fala da perspectiva de Deus que vê dentro e fora, alto e fundo, ontem hoje e sempre. “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!” (Sl 139.16,17).

Deus não vê como vemos, Ele vê a história contínua, e nós, apenas momentos (partes) desta história. Quando Jesus ensinou seus discípulos a respeito da oração,  ele os ensinou a buscarem a perspectiva de Deus, O Reino Dele (Ele é soberano), Sua vontade (Mt 6.9,10).  Ver como Deus vê muda tudo: o que dá recebe, o menor é exaltado, a dificuldade produz perseverança e etc, etc…

Muitas vezes ficamos tão focados no presente e nas circunstâncias presentes que perdemos a oportunidade de ir além, ficamos paralisados. Não devemos nos esquecer que Deus é soberano e está no controle de todas as coisas  (Pv 16.9), e que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deu (Rm 8.28).

Chego então à conclusão de que existe algo superior ao que vemos e ouvimos, da forma como percebemos todas as coisas. Quando os nossos olhos estão focados em Jesus e em conhecê-lo, assim como Sua vontade, Ele mesmo alinha a nossa perspectiva à Dele. Ver como Ele vê muda tudo…

Deixo aqui esta reflexão para sua meditação e espero que possa edificar sua vida.

Comentários

comentários