Alicerces da Adoração: Caminho da Adoração – Parte2

Caminho Da Adoração parte 2

No último artigo compartilhei sobre o conhecimento de Deus, o que de fato é o ingrediente fundamental da adoração. Adoração à Deus é gerada por Ele, através da compreensão de Sua natureza e essência. Só nos tornamos aptos a adorar a Deus mediante a Sua maravilhosa obra em nós. O conhecimento de Deus nos conduz à compreensão de nossa natureza e identidade. Ao nos depararmos com o criador perfeito, reconhecemos o quanto somos pequenos , falhos, imperfeitos e certamente carecemos da graça e misericórdia Dele. A obra de Jesus na cruz é a manifestação graça, amor e misericórdia de Deus, nos tornando puros, limpos, santos, aptos para oferecermos sacrifícios espirituais à Deus. Jesus nos religou ao Pai, ele é o caminho que nos conduz ao Pai. Hb 10.19-22

“ Por meio Dele”…

Rendição

  1. Identidade – o conhecimento de Deus, me revela que sou em Cristo;
  2. Contrição – quebrantamento pela compreensão de   quem eu sou diante Dele; Sl 51:17; Is 57:15.
  3. Rendição – envolve nossa entrega e disposição à um esvaziamento. Se nos mantivermos cheios de nós mesmos não há possibilidade de nos tornarmos habitação de Deus. Precisamos nos render diante Dele, nos oferecendo rendidos aos Seus pés. Rm 12:1. 
  4. Purificação  e santificação – vem através do arrependimento de pecados e da obra redentora de Cristo sendo efetivada em nós. Devemos nos apresentar diante de Deus puros e santos. Sl 24:3,4; Hb 12:14.

Quem sou eu em Cristo?

  • Quem sou eu? – o que a palavra de Deus diz a meu respeito;
  • O que sustenta e define a minha identidade? – a obra interior de Deus em mim.

“Jesus Cristo teve a sua identidade sustentada no seu relacionamento com o Pai, e por isto ele era capaz de desempenhar qualquer papel: o de rei sem se ensoberbecer, e o de servo sem se sentir humilhado”. Ariovaldo Ramos

Criados por Deus

  1. Somos criados por DeusSl 139:13-15 “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe”. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isto com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
  2. Criados à imagem e semelhança de Deus – Gn 1:27 “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
  3. Tesouro particular de DeusEx 19:5,6 “Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora a terra seja minha, vocês são para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”.

Reprogramados em Cristo – CRUZ

  1. Nova criatura2Co 5:17 “Portanto se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 
  2. Filhos de Deus1Jo 3:1-2 “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos”! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” 
  3. Discípulos de JesusFp 2:5-11“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que deveria apegar-se, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu  o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” 
  4. Sacerdócio real1Pe 2:9 “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.”
  5. LivresGl 5:1 “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”
  6. Templo do Espírito Santo1Co 6:19,20 “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

Conclusão: A verdadeira adoração acontece através de Jesus. Não existe adoração sem a CRUZ. Jesus nos proporcionou um caminho de religação com o Pai. Quebrantamento, rendição e dependência de Deus, tudo isto faz parte da nossa jornada como filhos amados, adoradores do Deus vivo.

Leia os outros artigos da série Alicerces da Adoração:
Alicerces da Adoração: Introdução
Alicerces da Adoração: Louvor
Alicerces da Adoração: Adoração
Alicerces da Adoração: Propósito Eterno
Alicerces da Adoração: Caminho da Adoração – Parte1

Comentários

comentários